Os profissionais da área jurídica são, sem sombra de dúvidas, alguns dos mais importantes na vida das pessoas. Não é à toa que bacharéis em Direito são homenageados todos os anos no dia 11 de agosto: o Dia do Advogado.
A OBVIA Contabilidade Digital entende a importância que os advogados têm para a sociedade em geral e, em razão disso, preparou este artigo, em que abordamos essa data tão especial, explicando como ela surgiu e trazendo outros detalhes a respeito.
Além disso, também trouxemos neste conteúdo algumas dicas especiais de contabilidade para esses profissionais e oferecemos um e-book gratuito e exclusivo para tirar as principais dúvidas neste Dia do Advogado. Boa leitura!
Dia do Advogado: uma celebração ao Direito
Diversas profissões escolhem um dia específico do ano para homenagear os profissionais que se dedicam a elas. Para celebrar os praticantes do Direito, foi escolhido o dia 11 de agosto, que, além de ser chamado de Dia do Advogado, também é denominado por algumas pessoas “Dia do Pendura”.
Muito se engana quem acredita que essa data foi eleita de forma aleatória. Tudo começou em 1824, quando a primeira Constituição Federal do Brasil foi promulgada. Naquela época, Dom Pedro I implantou o primeiro curso de Direito do país.
Mais tarde, em 11 de agosto de 1827, foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito do nosso país: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, no estado de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco — esta última foi transferida em 1854 para Recife, capital estadual.
Mas e o Dia do Pendura?
Como citamos no tópico anterior, o Dia do Advogado também é conhecido como “Dia do Pendura”, mas muitas pessoas desconhecem o motivo dessa denominação — que chega a ser curiosa e chama a atenção até hoje.
Quando o Dia do Advogado já estava instituído, o grande respeito das pessoas pela profissão fez com que os donos dos bares e restaurantes tomassem uma decisão: bancar a conta dos estudantes de Direito em seus estabelecimentos.
Naquela época, os advogados, além de acadêmicos que atuavam nas universidades de Direito, eram convidados por esses empresários para celebrar essa data especial. Tudo isso por conta da casa, sem que fosse necessário desembolsar qualquer quantia.
Com o passar dos anos, e a chegada de inúmeras outras faculdades que ofereciam o curso, o Dia do Pendura acabou ficando insustentável. Apesar disso, muitas pessoas do campo jurídico ainda conhecem o dia 11 de agosto com essa denominação.
Dia 19 de maio também é uma data importante para o Direito
Alguns profissionais também consideram uma outra data como Dia do Advogado: o dia 19 de maio. Isso porque este é o dia de Santo Ivo, considerado o padroeiro dos advogados.
Ele viveu entre os anos 1253 e 1303 e faleceu justamente no dia 19 de maio. Santo Ivo era conhecido por ser o protetor dos necessitados, dos órfãos e das viúvas, tendo se tornado popular como um “defensor dos pobres”.
Contabilidade para advogados: 5 dicas da OBVIA
A OBVIA é uma contabilidade digital, parceira da OAB-MG, e conta com especialistas nessa área. As rotinas contábeis podem ser bastante desafiadoras, e o nosso objetivo é descomplicar a vida dos advogados com relação a todos esses processos.
Se você estiver precisando de ajuda, fale com a gente! Vai ser um prazer te ajudar!
Em homenagem ao Dia do Advogado, a OBVIA preparou este artigo que, além de falar sobre essa data tão especial, também vai trazer algumas dicas importantes relacionadas à contabilidade para que você possa tirar suas dúvidas.
1 – Formalize seu negócio
Não poderíamos começar esse tópico com outra dica. Muitos profissionais de Direito ainda trabalham na área utilizando apenas o número do registro da OAB, já que ela é exigida para o exercício da profissão no Brasil.
Formalizar o negócio, no entanto, é extremamente relevante e faz toda a diferença. Ter um CNPJ garante ao advogado uma série de benefícios, sendo importante, inclusive, para aumentar a rentabilidade.
Alguns benefícios da legalização do seu negócio como advogado:
- Mais economia: com um CNPJ, você, advogado, tem a possibilidade de economizar em impostos. Pessoas físicas contribuem com até 27,5% sobre seus rendimentos, enquanto pessoas jurídicas economizam ao optar pelo Simples Nacional.
- Emissão de notas fiscais: muitos clientes solicitam a emissão de notas fiscais, especialmente as grandes empresas. Isso só é possível, no entanto, por meio de um CNPJ ativo.
- Possível acesso a créditos especiais: utilizando o CNPJ, o profissional do ramo jurídico tem muito mais oportunidades de acessar linhas especiais de créditos, com mais recursos e possibilidades para abrir ou expandir o negócio.
Entendeu a importância de formalizar o seu negócio? Esse processo pode ser muito benéfico para a sua carreira e, é claro, para seus rendimentos. Está precisando de ajuda? A OBVIA Contabilidade Digital vai te ajudar! Clique na imagem abaixo.
2 – Usufrua das vantagens do Simples Nacional
Você, como advogado, tem a possibilidade de optar pelo Simples Nacional. Para se enquadrar nesse regime tributário, é necessário que a empresa apresente um faturamento de, no máximo, R$ 4.800.000,00 nos últimos 12 meses.
Ele foi criado em 2006 por meio da Lei Complementar 123 e tem o foco em micro e pequenas empresas, sendo de grande valia para os empresários que estão começando seus negócios. O Simples Nacional é uma ótima ferramenta para reduzir os custos com o recolhimento de impostos.
Mas não para por aí: além disso, esse regime também é descomplicado em relação aos outros, envolvendo menos burocracia. Isso porque trata-se de um sistema unificado de recolhimento de tributos. Eles são pagos por meio de uma única Guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
3 – Faça um bom controle financeiro
Uma outra dica que a OBVIA considera importante para este artigo sobre o Dia do Advogado está relacionada ao controle financeiro. É muito relevante registrar, de forma separada, os valores que entram e saem.
Indicamos fazer o registro das seguintes despesas:
- Custos com a atividade advocatícia (a compra de equipamentos para o escritório, por exemplo);
- Despesas com aluguel, internet, energia elétrica e outros;
- Custos com contabilidade, consultorias, design, marketing e similares;
- Despesas tributárias.
Com relação aos rendimentos, também vale a pena registrar os valores recebidos com honorários, ganhos com atendimentos e outros serviços ligados ao exercício da advocacia.
4 – Separe as finanças pessoais e do escritório
Misturar as finanças pessoais com as finanças do escritório é, infelizmente, um erro bastante comum entre os profissionais da área. É muito importante fazer essa separação, inclusive das contas bancárias e dos cartões de crédito.
Isso vai facilitar a organização dos registros contábeis, a identificação de deduções fiscais elegíveis e evitará problemas com a Receita Federal.
5 – Conte com uma contabilidade especializada
São muitos os processos envolvendo as rotinas contábeis de um escritório de advocacia, seja ele uma sociedade simples ou unipessoal. Inclusive, a OBVIA elaborou um artigo especial sobre as sociedades unipessoais, com boas dicas para você. Acesse agora clicando aqui.
Diante de tantas burocracias, é fundamental contar com o apoio e o suporte de uma contabilidade especializada em advogados. Tudo para garantir que as atividades sejam controladas de forma eficiente, assim como as questões tributárias.
E existem outras razões para contar com ajuda especializada, como a formalização do negócio, que envolve diversos processos, alguns deles bastante burocráticos, e até a redução de gastos com o recolhimento de impostos.
Conte com a OBVIA Contabilidade Digital!
A OBVIA Contabilidade Digital está com você para auxiliá-lo em cada um dos processos citados neste artigo especial em homenagem ao Dia do Advogado. Somos parceiros da OAB-MG e especializados na constituição das sociedades advocatícias.
Com o aplicativo da OBVIA, você garante muito mais agilidade e praticidade em seu dia a dia, como a emissão de notas fiscais eletrônicas e acesso a certidões negativas de débitos (CNDs), declarações e relatórios, entre diversos outros serviços.
Confira o que a OBVIA pode fazer por você:
- Atendimento personalizado por diversos canais;
- Auxílio na abertura da sua empresa;
- Apoio no processo de inscrição da sua sociedade na OAB;
- Ajuda na opção do regime tributário e jurídico;
- Gestão da sua contabildiade;
- Cálculo de impostos devidos;
- Emissão das notas fiscais com nosso aplicativo;
- Gestão e manutenção de seus registros contábeis;
- E muito mais!
Entre em contato com a gente! Clique aqui ou na imagem abaixo.
Baixe um e-book gratuito sobre contabilidade para advogados
A contabilidade para advogados é um universo que está relacionado a diversos temas muito importantes e pertinentes ao seu dia a dia. Neste Dia do Advogado, a OBVIA oferece a você um e-book gratuito sobre o assunto.
Neste e-book, nossos especialistas respondem às 19 perguntas mais frequentes a respeito e você vai se informar sobre diversos temas, como por exemplo:
- Obtenção de registro na OAB;
- Solicitação de CNPJ para advogados;
- Tipos de sociedades advocatícias;
- Simples Nacional;
- CNAE para profissionais da advocacia;
- Controle financeiro;
- Emissão de notas fiscais;
- E muito mais!
Faça o download gratuito agora! Clique aqui ou na imagem abaixo.