A rápida evolução tecnológica tem redefinido a forma como as marcas se conectam com seu público-alvo. A presença digital, impulsionada pelas inúmeras possibilidades oferecidas pela internet e pelas mídias sociais, tornou-se uma ferramenta crucial para o sucesso de qualquer empreendimento.
Empresas de todos os portes estão cada vez mais conscientes do grande potencial do ambiente on-line e buscam criar outras estratégias para promover e fortalecer a imagem em relação às pessoas envolvidas – sejam consumidores, colaboradores, investidores, fornecedores, entre outros.
Neste artigo especial elaborado pela OBVIA, vamos mergulhar no conceito de presença digital, compreendendo sua importância e os pilares que a sustentam. Além disso, você vai acessar boas dicas para investir nessa ferramenta e entender como ela está relacionada à contabilidade digital.
Presença digital: o que é?
Podemos definir a presença digital como a forma como uma marca se posiciona dentro do ambiente on-line. Ela representa o modo como esse empreendimento é percebido por seus stakeholders, ou seja, as partes interessadas que citamos na introdução deste texto.
Diversas estratégias e elementos fazem parte desse universo, como websites, blogs, perfis em redes sociais, conteúdo produzido, campanhas de marketing digital, e-mails, e outros. O principal propósito é engajar as pessoas, criando uma conexão com os clientes em potencial e os já existentes.
As redes sociais, vale lembrar, estão cada vez mais fortes, mas é importante citar que a presença digital vai muito além delas. Em um contexto mais atual, é necessário ressaltar que diversas outras ferramentas são fundamentais para uma organização.
Podemos, por exemplo, mencionar a força dos mecanismos de pesquisa, que são usados, principalmente, como um jeito orgânico de conectar o empreendimento ao público-alvo, mas também têm espaços para anúncios pagos.
Ainda está no processo de formalização da sua empresa? Você precisa ler este artigo:
Legalização de empresas: importância e passo a passo
Benefícios para o seu negócio
Deu pra perceber que a presença digital é uma ferramenta bastante poderosa para as empresas, não é mesmo? E podemos enumerar inúmeros benefícios de um negócio que aposta em se destacar nesse cenário.
Antes disso, vale a pena citar um dado interessante compartilhado em 2022 pela Casa Civil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios indicam que, em 2021, o número de domicílios com acesso à internet cresceu e chegou a 90%, o que representa mais de 65,6 milhões de lares brasileiros conectados.
Entre as principais vantagens, estão:
Visibilidade – 24 horas por dia, 7 dias por semana
A visibilidade é, certamente, um dos principais benefícios. Os conteúdos compartilhados no ambiente on-line têm o potencial de alcançar uma quantidade muito maior de pessoas, o que faz com que mais usuários tenham a oportunidade de conhecer a sua marca, os seus valores e os produtos/serviços oferecidos.
Tudo isso ganha muito destaque, especialmente porque cada vez mais pessoas estão conectadas – em todos os momentos do dia. A presença digital é constante e pode garantir que sua marca esteja em evidência 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Melhor relacionamento com o cliente
Não há dúvidas de que o relacionamento com o cliente é um dos pontos cruciais para o sucesso de um empreendimento. E isso não é novidade: há décadas as empresas têm investido nesse ponto, mas a internet se tornou uma grande aliada.
Utilizando as ferramentas on-line, é possível se manter presente para uma quantidade muito maior de pessoas – e de modo segmentado, o que também é muito positivo. Existem inúmeras ferramentas que auxiliam nessa segmentação, inclusive para que o público-alvo seja impactado pelos conteúdos que sejam, de fato, relevantes.
Para que tudo isso seja possível, é necessário apostar em uma linguagem adequada, seja antes, seja depois do fechamento do negócio. Falar “a língua” do consumidor é uma forma de estar mais próximo e, assim, conquistá-lo e fidelizá-lo.
Mais autoridade e credibilidade
Essa é outra vantagem importante. A presença digital é um excelente método para aumentar a autoridade e a credibilidade da empresa perante o seu público.
Ao compartilhar conteúdo de qualidade, interagir com os usuários, responder a avaliações e feedbacks, entre outras ações realizadas no ambiente digital, a empresa demonstra conhecimento, confiança e comprometimento com seus clientes.
Isso ajuda a construir uma reputação e conquistar a confiança do público-alvo.
Redução de custos
Aumentar a lucratividade e crescer é, sem sombra de dúvidas, um dos principais objetivos de uma empresa. Um dos benefícios da presença digital é a redução de custos, pois exige investimentos financeiros menores.
Diversas ferramentas são disponibilizadas de forma gratuita, como é o caso das redes sociais, do YouTube, do e-mail, entre outros. Tudo isso, no entanto, só é viável quando a linguagem é a mais adequada e assertiva.
Medição de resultados
Com as ferramentas de análise digital, é possível aferir com precisão o desempenho das ações de marketing, o tráfego do site, a taxa de conversão e outros indicadores-chave de desempenho. Isso permite que a empresa avalie a eficácia de suas estratégias e faça ajustes com o propósito de melhorar os resultados.
Pilares da presença digital
As vantagens da presença digital já estão claras, mas é importante destacar que alguns pilares são fundamentais para que a sua empresa consiga preparar uma estratégia bem-sucedida e possa, de fato, usufruir de todos os benefícios citados.
Abaixo estão os 4 principais pilares que sustentam uma presença digital eficaz:
1. Conteúdo: produção e divulgação de material relevante e útil para o público, como posts em redes sociais, lives, vídeos, blogposts, entre outros, para mostrar os valores e identidade da empresa.
2. Relacionamento: interagir e se relacionar com o público, respondendo a dúvidas e estando disponível para o diálogo e para a resolução de problemas.
3. Comunicação por multicanais: fazer uso de diversos canais de comunicação simultaneamente, facilitando o acesso e contato com a empresa e eliminando possíveis obstáculos que poderiam interferir na conversão.
4. Tecnologia: estar atualizado sobre as tendências e as inovações tecnológicas que impulsionam a comunicação digital.
Dicas úteis e ferramentas para alavancar a presença digital
Algumas ferramentas podem ser muito úteis quando o assunto é a busca pelo sucesso no ambiente digital. A seguir, você vai conhecer algumas delas e receber boas dicas para apostar na sua presença digital.
Aposte nas redes sociais e nos aplicativos de gerenciamento
Citamos as redes sociais em várias ocasiões neste artigo. Afinal de contas, elas são uma forma direta de comunicação com o consumidor, sendo um modo de aproximar a empresa de seu público-alvo e dos clientes existentes.
Entre as redes mais importantes atualmente para as empresas, estão:
- WhatsApp Business
- YouTube
- TikTok
Outra dica é apostar em aplicativos de gerenciamento de redes, que facilitam toda essa interação e garantem muito mais praticidade e facilidade, a fim de fortalecer a presença digital de uma empresa.
6 bons aplicativos de gerenciamento para utilizar:
- Hootsuite
- Facebook Business Suite
- AgoraPulse
- mLabs
- Postgrain
- Etus Social
Use o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta on-line e gratuita que permite que empresas locais gerenciem suas informações no Google, exibindo detalhes relevantes como endereço, horário de funcionamento, avaliações e fotos.
Aposte nos motores de busca
Apostar nos mecanismos de busca também é uma excelente ideia para alavancar um negócio. O objetivo é escolher palavras-chave adequadas e outras estratégias para que o conteúdo publicado pela empresa alcance boas posições nos motores e, assim, aumentem o alcance da empresa.
Tem dúvidas sobre mecanismos de busca, como eles funcionam, as vantagens que podem trazer para o seu negócio e como ocorre a otimização desses motores? A OBVIA Contabilidade Digital reuniu abaixo 3 dicas de cursos gratuitos que vão ajudar você a entendê-los melhor:
Vale enfatizar que você também pode estudar Marketing Digital, assunto que envolve mídia paga, e usar os motores de busca. Veja essas dicas de cursos gratuitos:
Dicas rápidas para investir em presença digital
Vale a pena citar também outras ações que podem fazer toda a diferença quando o objetivo é garantir o sucesso do empreendimento on-line:
- Conheça muito bem o público a ser atingido.
- Defina corretamente os canais a serem utilizados.
- Faça um bom planejamento estratégico.
- Prepare conteúdos de qualidade.
- Tenha metas e objetivos claros.
- Invista também em mídia paga.
- Utilize métricas para avaliar o sucesso de suas ações on-line.
Tudo isso poderá, certamente, ajudar você a alavancar o seu negócio.
Presença e contabilidade digital andam juntas
Diante de todos os pontos abordados neste artigo, podemos mencionar outro detalhe bastante relevante: a presença e a contabilidade digital andam juntas e se conectam diretamente.
Ambas utilizam a tecnologia e, enquanto uma fortalece sua visibilidade perante o público-alvo, a outra garante muito mais praticidade ao seu dia a dia e oferece mais segurança de dados, agilidade e facilidade para a resolução de questões burocráticas, consideradas um empecilho para muitos empreendedores apegados à contabilidade tradicional.
Essa integração permite uma atuação mais eficiente e competitiva no mercado atual.
Conheça a OBVIA Contabilidade Digital!
A OBVIA Contabilidade Digital é um aplicativo que vai facilitar as suas rotinas contábeis e garantir que você tenha muito mais tempo para cuidar das estratégias do seu negócio e atingir mais lucratividade.
Com a OBVIA, você garante atendimento personalizado por meio de diversos canais, além de contar com diversos outros serviços, como:
- Suporte para a abertura de uma empresa.
- Orientações sobre enquadramento tributário.
- Emissão de notas fiscais pelo aplicativo.
- Segurança por meio de uma tecnologia de ponta
- Gestão de toda a contabilidade do seu negócio.
- Gestão e manutenção de registros contábeis.
- E muito mais!
A OBVIA conta com profissionais com mais de 27 anos de experiência, que vão ajudar você a gerir o seu negócio de forma mais eficiente. Conte com a gente! Fale com um especialista sem compromisso. Clique aqui ou na imagem abaixo.