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Vendas de fim de ano: 8 dicas para ajudar a faturar!

Descubra como vender mais no fim de ano e aumente o faturamento da sua loja. 

Como você sabe, o fim do ano é a época mais esperada por lojistas, microempreendedores e prestadores de serviço. E não é para menos, já que o 13º salário injeta mais dinheiro na economia, e uma boa parte desse valor se converte em compras para o Natal, o Ano-Novo e as férias escolares.

Para aproveitar a oportunidade e faturar uma graninha extra, é preciso se preparar com antecedência e treinar o seu funcionário para “segurar o rojão”. Também vale apostar nas mídias sociais e fidelizar seus clientes como embaixadores da marca.

A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Vamos lá? Acompanhe!

  • 1. Treine seu funcionário

Treinar seu funcionário ajuda a ampliar e a alavancar seu desempenho. Além disso, desenvolve competências que o tornam mais produtivo, criativo e inovador, o que impacta diretamente o aumento das vendas. 

Visando garantir que isso aconteça, é fundamental investir no treinamento com antecedência, pois, como você sabe, o funcionário reflete a imagem da empresa – por isso o atendimento bem-feito ajuda na fidelização dos clientes. 

O treinamento também evita erros e gera uma imagem positiva da marca.

  • 2. Fidelize seus clientes

Um cliente satisfeito volta sempre para conferir as novidades da loja ou para testar um novo serviço. E o melhor de tudo: ele sempre indica a sua marca a amigos e familiares.

Já um cliente insatisfeito, além de nunca mais fazer negócios com você, faz uma propaganda negativa do negócio. Isso mostra a importância de investir no pós-venda. Algumas estratégias como dar feedbacks pelo WhatsApp ou resolver problemas rapidamente valorizam e fidelizam o cliente.

Também vale enviar cartões desejando Boas-Festas e dando descontos para quem comprar seus produtos ou serviços.

  • 3. Invista nas redes sociais

Que tal utilizar as redes sociais com o propósito de alavancar as vendas de fim de ano? Não sabe por onde começar? Que tal patrocinar posts no Facebook? Isso fará com que a sua empresa ganhe destaque no feed e seja lembrada pelos consumidores que estão fazendo compras de Natal. 

Além de interagir mais facilmente com seu público-alvo, dá para usar as redes sociais com a intenção de divulgar a sua marca nos ambientes onde esteja quem ainda não a conheça. Em função disso, use filtros para definir faixa etária, sexo, escolaridade: assim seus produtos passarão a ser conhecidos pelos seus consumidores em potencial. 

  • 4. Fique atento às tendências 

Saiba quais são as tendências e aposte nos produtos ou serviços mais buscados pelos clientes. Por essa razão, fique de olho no Instagram, já que essa rede social aponta o gosto dos usuários por meio de hashtags e seguidores.

Essa ferramenta também é essencial para aqueles que desejam conhecer e pesquisar estilos e tendências mundo afora.

Outro grande diferencial é conhecer as influencers do momento, considerando que elas estão em todos os desfiles e são vestidas pelos grandes designers. Claro, você pode filtrar suas buscas pelas influenciadoras favoritas dos seus clientes e deixar as outras “mais de lado”.

Festivais de música como o Rock in Rio e de cinema como o Oscar também ditam muitas tendências; por isso vale a pena dar uma espiada nesses eventos.

  • 5. Tenha presença digital

Poste muitas fotos e vídeos para divulgar seu produto ou serviço, mas não se esqueça de colocar o telefone e o link do seu site na descrição.

 É importante inserir o endereço da loja, pois isso torna mais fácil para os seguidores saberem onde encontrar você. 

Além disso, dê atenção a todas as conversas, seja um elogio, seja uma reclamação. O ideal é responder em até 24 horas as interações nos canais da empresa. Leia com cuidado tudo o que é dito; afinal, esse feedback ajuda a entender melhor as necessidades e os desejos dos clientes.

Mantenha uma frequência de postagem nas redes sociais, assim você se manterá sempre em evidência. Para isso, agende conteúdos a serem publicados automaticamente – com a correria de fim de ano, você vai ter pouco tempo para fazer as postagens, então monte uma agenda e deixe tudo programado.

  • 6. Estenda o horário de fechamento da loja

Quanto mais tempo o negócio permanecer aberto, maiores as chances de você faturar mais no fim do ano. 

Então, que tal abrir as portas um pouco mais cedo e estender o horário de fechamento a fim de facilitar a visita dos clientes? Essa forma de gerenciar o negócio vai fazer uma grande diferença no fim do mês.

Depois do Natal, mantenha a loja em pleno funcionamento, porque nessa época há um grande fluxo de trocas; afinal sempre pode acontecer de o presente não servir ou de a peça não cair tão bem assim. 

Buscando não frustrar os clientes, estabeleça um período de troca. Como o consumidor já estará na sua loja, aproveite a oportunidade para oferecer lançamentos e peças que combinem com a que ele acabou de trocar. 

Você também pode aproveitar o movimento extra para vender produtos para o Ano-Novo. Por essa razão, enfeite a loja de branco e dourado e se prepare para ouvir o som da maquinha de cartão de crédito.

  • 7. Acredite no poder do Call to Action

Call to Action significa “chamada para ação”. Quer usar esse recurso nas suas publicações? Basta utilizar verbos no imperativo como ligue, curta, clique, venha. Escrever CTAs fortes também é uma necessidade, uma vez que as postagens têm limite de caracteres. 

Quer um exemplo? Comece com um verbo e acrescente um produto e um advérbio. Veja: “Conheça a nova coleção, hoje mesmo!” Assim você estimula uma ação que levará os consumidores a conhecer melhor a sua marca e os serviços que você oferece.

  • 8. Diversifique as formas de pagamento

Oferecer diferentes formas de pagamento ajuda na hora de fechar a venda. Esse é o motivo de você sempre oferecer a opção de pagar com cartão de crédito ou débito e via Pix. 

Tem um e-commerce? Então disponibilize os meios de pagamento mais utilizados pelos clientes como Pagseguro e Paypal. O importante é que o cliente não desista de comprar por não ter como pagar.

Gostou deste post sobre dicas de vendas para o fim de ano? Então, continue lendo o nosso blog e se mantenha bem informado!

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Por outro lado, atendendo como pessoa jurídica, o psicólogo poderá optar pelo Simples Nacional, pelo Lucro Real ou pelo Lucro Presumido. Se considerarmos o primeiro regime, ele terá uma carga tributária inicial de 6,00%, caso ele opte pelo FATOR R. “FATOR R – O fator R é o cálculo utilizado para determinar em qual Anexo do regime tributário Simples Nacional uma empresa se enquadra. Baseadas no resultado, atividades pertencentes ao Anexo V podem se enquadrar no Anexo III e, com isso, pagar menos impostos, contribuindo para reduzir seu gasto mensal.” Os impostos são pagos por meio do DAS, que inclui Contribuição Patronal Previdenciária (CPP), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Imposto sobre Serviços (ISS), entre outros. Receita bruta em 12 meses (em R$) Alíquota Valor a deduzir (em R$) 1ª Faixa Até 180.000,00 6,00% – 2ª Faixa De 180.000,01 a 360.000,00 11,20% 9.360,00 3ª Faixa De 360.000,01 a 720.000,00 13,50% 17.640,00 4ª Faixa De 720.000,01 a 1.800.000,00 16,00% 35.640,00 5ª Faixa De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 21,00% 125.640,00 6ª Faixa De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% 648.000,00 Quer simplificar esse processo? A OBVIA Contabilidade Digital ajuda você a definir se é melhor trabalhar como autônomo ou como CNPJ. Entre em contato com a gente! Por outro lado, para empreender nessa área, o psicólogo pode se enquadrar como Empresário Individual (EI) ou Sociedade Limitada (LTDA): Empresário Individual Como Empresa Individual (EI), o psicólogo exerce suas atividades em nome próprio, ou seja, sem que os bens pessoais se separem dos da empresa. Assim, em caso de dívidas provenientes da atividade laboral, os bens pessoais como imóveis e carros podem ser usados para quitar os débitos. Uma EI pode faturar entre R$ 81 mil e R$ 360 mil se for enquadrada como Microempresa. Se for uma Empresa de Pequeno Porte, no entanto, esse valor chega a R$ 4,8 milhões por ano. Esse é o melhor modelo para o profissional liberal que fatura mais de R$ 81 mil por mês e quer exercer as suas atividades sem um sócio. Sociedade Limitada Conhecida popularmente como LTDA, é um modelo de negócios no qual os bens pessoais do psicólogo não se misturam com os da empresa. Ou seja, o CNPJ não se mistura com o CPF do empreendedor nem com o de seus familiares. No modelo tradicional, uma LTDA tem um ou mais sócios. No entanto, caso queira atuar sozinho, o psicólogo pode abrir Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e configurar como único responsável pelo negócio. Todos esses detalhes devem estar descritos no Contrato Social — documento no qual constam as cotas de cada sócio e o valor do investimento. Quais impostos são pagos pelos psicólogos? 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O que é uma EPP (Empresa de Pequeno Porte)?

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No entanto, empresas do setor da exportação tem um limite adicional de faturamento de R$ 4,8 milhões anuais, válido para vendas ao exterior. A formalização de uma EPP é regulamentada pela Lei Complementar nº139/2011, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Quer entender melhor esse assunto? Então, fale com um de especialistas da OBVIA e tire todas as suas dúvidas! Quantos funcionários uma EPP pode ter? Outra característica desse tipo de empresa é o número de funcionários: empresas que atuam no setor do comércio ou na prestação de serviços devem ter entre 10 e 49 funcionários. Já as indústrias ou as empresas do setor da construção civil podem contratar de 20 a 99 colaboradores. Quais são os tipos de EPP? Uma EPP pode ser registrada como EI, SLU e LTDA. Empresa Individual (EI) É uma categoria empresarial formalizada pelo Ministério da Economia e registrada no Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração. Como o nome indica, uma EI deve ter um único responsável. Caso precise de um sócio, o empreendedor deve optar por uma LTDA. Nesse modelo de empresa, os bens do proprietário não se separam dos da empresa. Assim, em caso de dívidas, o seu patrimônio pessoal poderá ser comprometido. SLU A SLU tem as mesmas características do EIRELI (que não existe mais e foi substituída pela SLU). Esse modelo, porém, não exige capital social, reduzindo os custos com investimento inicial. Empresas que já utilizavam o EIRELI podem migrar para o SLU de maneira automática. Segundo a Lei n° 14.195/2021 o DREI, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração regulamentará esse procedimento. Não é necessário fazer um pedido na Junta Comercial. Em relação ao Contrato Social, ainda não há determinação legal. Outro ponto é que empresas que mudarem para SLU terão uma razão social. Assim, exemplificando, o Supermercado ABC EIRELI passa a ser Supermercado ABC LTDA. Além disso, há separação entre o patrimônio pessoal do empreendedor e o da empresa, o que é uma vantagem muito interessante. LTDA É a abreviação de “limitada” e vem de Sociedade Limitada. Nela, a responsabilidade dos sócios se limita ao montante investido no negócio. Ou seja, os bens da empresa não se misturam com os dos sócios e vice-versa. Uma LTDA pode ser administrada por uma pessoa ou por um conselho, diferentemente de modelos como uma S/A, que deve ser gerida por conselheiros e por um quadro de diretores.  Toda EPP é optante do Simples Nacional? Não. Uma EPP pode ser enquadrada em um dos seguintes regimes tributários: Simples Nacional O Simples Nacional é um regime simplificado de tributação. Criado para facilitar a vida dos pequenos e dos médios empreendedores, O Simples Nacional unifica o pagamento de oito impostos em um único boleto e reduz a carga tributária. Quem é Simples Nacional economiza até R$ 3 mil por ano com a OBVIA, em comparação com as contabilidades tradicionais. Fale com a gente e saiba mais agora! Clique aqui. Lucro Presumido É um regime tributário que permite que a empresa faça a apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) de forma simplificada. Ou seja, a Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro. Assim, a empresa não precisa comprovar o montante obtido no período de recolhimento dos impostos. A alíquota varia conforme a atividade exercida e vai de 1,6% a 32% do faturamento. Para aderir ao Lucro Presumido, o negócio deve faturar, no mínimo, R$ 78 milhões e não pode atuar no setor bancário nem como empresa pública. Lucro Real O Lucro Real é outra forma de tributar o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). É um sistema de tributação mais complexo do que o Simples Nacional e o Lucro Presumido, uma vez que os impostos são calculados após a apuração do lucro contábil. Exige ainda que a empresa ajuste esse lucro contábil para se adequar à legislação e também que apresente à Secretaria da Receita Federal seus registros contábeis e financeiros. Quem pode ser EPP? Uma EPP tem faturamento mensal médio acima de R$ 30 mil por mês. Além disso, não pode faturar mais de R$ 4,8 milhões ou menos de R$ 360 mil por ano. São exemplos de Empresa de Pequeno Porte: padarias, restaurantes, lojas, clínicas médicas, mercearias, papelarias, empresas de tecnologia e minimercados. Quais são as diferenças entre ME, EPP e MEI? Há algumas diferenças entre uma entre ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). Quando se trata do tamanho, uma ME pode faturar até R$ 360 mil por ano, enquanto a EPP tem um limite bem maior que pode atingir R$ 4,8 milhões anualmente. Já o Microempreendedor Individual (MEI) pode declarar um faturamento anual de R$ 81 mil, o limite mais baixo entre as empresas. Quer saber como definir o melhor modelo de empresa para o seu negócio? 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Além disso, o profissional que tenha débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal ou seja sócio de alguma outra empresa cujo faturamento exceda o limite do Simples que é R$ 4,8 milhões, nesses casos não pode aderir ao regime. Qual a diferença entre Simples Nacional para advogados e MEI? O Simples Nacional é um regime tributário, e MEI é um tipo de empresa. Os Microempreendedores Individuais fazem parte do Simples Nacional e contam com regime simplificado de tributação. Os advogados, porém, não podem ser MEI em hipótese alguma, de acordo com as regras vigentes das atividades permitidas. É sempre importante salientar essa informação, pois, apesar de prestadores de serviços poderem atuar como microempreendedores, os advogados não têm a prerrogativa de atuar dentro desse segmento. Quais situações que excluem a empresa do Simples Nacional? Se faturar mais de R$ 4,8 milhões por ano ou realizar alguma atividade não permitida, o escritório deverá solicitar o desenquadramento à Receita Federal, observando os prazos estabelecidos – CNAE não permitido; débitos com o INSS, com a Receita e os órgãos públicos; ter uma PJ como sócio ou sócio com endereço no exterior. Qual é a tributação do Simples Nacional para advogados? O Anexo 4 da tabela do Simples Nacional é destinado às empresas que prestam serviços: é o caso dos advogados. A Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) não faz parte da guia e deve ser calculada de acordo com as normas do Lucro Presumido e do Lucro Real. A contribuição é recolhida pelo INSS e garante benefícios previdenciários aos contribuintes como licença-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria. E, dentro do Anexo IV, ao qual está intrínseco a advocacia, não há recolhimento na guia do Simples Nacional relativa ao INSS. Então, se deseja contribuir para gozar de benefícios vindouros e não tem vínculo empregatício que faça o recolhimento, o profissional deve recolher a folha de pagamento como sócio para adquirir tal direito. Veja abaixo os detalhes da tabela e as respectivas faixas de faturamento: ANEXO 4 – Tabela Simples Nacional 2023 – Serviços Receita Bruta em 12 meses (em R$) Alíquota Valor a deduzir (em R$) 1ª Faixa Até 180.000,00 4,50% – 2ª Faixa De 180.000,01 a 360.000,00 9,00% 8.100,00 3ª Faixa De 360.000,01 a 720.000,00 10,20% 12.420,00 4ª Faixa De 720.000,01 a 1.800.000,00 14,00% 39.780,00 5ª Faixa De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 22,00% 183.780,00 6ª Faixa De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% 828.000,00 Quais são as vantagens do Simples Nacional para advogados? Os advogados que aderem ao Simples Nacional conseguem ser mais competitivos, uma vez que a alíquota aumenta de forma gradativa, de acordo com o faturamento. 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Precisando de uma contabilidade em BH? 10 motivos para escolher a OBVIA

Um serviço digital de contabilidade em BH que utiliza a tecnologia para facilitar o dia a dia de quem tem CNPJ Procurando por uma contabilidade em BH? A OBVIA Contabilidade Digital é uma excelente opção, que garante segurança nas transações realizadas e muita economia. O serviço também proporciona agilidade na hora de emitir nota fiscal e segurança de todas as transações realizadas. Além de beneficiar quem se acostumou com processos ágeis, a OBVIA Contabilidade Digital permite que quem tem CNPJ tenha mais tempo para focar a administração, garantindo a confiabilidade do negócio. Ou seja, ela é uma aliada que permite que os donos de CNPJs cresçam e prosperem, mantendo as contas sempre em dia. A seguir, explicaremos melhor esse assunto! Acompanhe! O que é contabilidade digital? Tecnologias modernas garantem mais facilidade no dia a dia. Bons exemplos são os aplicativos de celular, que tornam a forma como pagamos contas, compramos uma refeição e solicitamos uma viagem muito mais simples. A contabilidade digital surgiu para desburocratizar as rotinas contábeis e facilitar processos como a emissão de notas fiscais e do Documento Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Softwares on-line e a computação em nuvem contribuem para que os processos realizados sejam mais ágeis, otimizados e, principalmente, mais seguros. Assim, quem busca contabilidade em BH ou em qualquer outra cidade do Brasil encontra nessa solução mais facilidade na hora de acessar informações da empresa, já que elas podem ser acessadas em qualquer local, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Em caso de dúvidas, quem tem CNPJ não precisa se deslocar até um escritório: a OBVIA tem suporte completo por WhatsApp, telefone, chat e email. Assim, fica fácil conversar com um especialista. Além de facilitar a rotina contábil, a OBVIA minimiza erros, evita o atraso no pagamento das obrigações tributárias e garante que a empresa opere conforme a lei. Como funciona a contabilidade digital? Ao contratar uma contabilidade digital, o empreendedor realiza as tarefas contábeis e financeiras de forma mais precisa, eficiente e colaborativa. O funcionamento de um aplicativo contábil depende de, pelo menos, dois elementos: Esses dois pilares tornam a contabilidade digital mais ágil, facilitando a vida dos donos de CNPJ/empresa. Qual a diferença entre contabilidade digital e contabilidade online? Embora a contabilidade digital e a contabilidade online precisem da internet para solucionar os problemas dos donos de pequenas e médias empresas, os conceitos são diferentes. O segundo consiste na realização de serviços de forma remota, ou seja, sem a necessidade de ir até o escritório para sanar dúvidas, entregar documentos ou resolver problemas. Já a contabilidade digital está um passo à frente e usa a tecnologia de forma mais ampla e abrangente. Neste caso, sistemas automatizam processos que antes eram feitos manualmente. Isso garante maior fluidez e eficiência nas tarefas realizadas. Podemos dizer, portanto, que a contabilidade online é a evolução do modelo tradicional e que a contabilidade digital é o aperfeiçoamento do setor, de modo a oferecer aos donos de empresa soluções simples mas, ao mesmo tempo, inovadoras. Contabilidade digital simplificada para quem emite nota fiscal: baixe o e-book! Se você tem dúvidas sobre a contabilidade digital e deseja saber mais sobre esse assunto, que tal baixar um e-book completo a respeito? A OBVIA preparou um conteúdo especial e bastante informativo e você pode baixá-lo gratuitamente agora. Neste e-book, abordaremos: Faça o download agora! Clique aqui. Precisando de uma contabilidade em BH? 10 motivos para escolher a OBVIA A OBVIA contabilidade digital desburocratiza rotinas contábeis e financeiras e oferece suporte em caso de dúvidas. Outros benefícios são os seguintes: 1. Redução de custos A OBVIA é uma contabilidade em BH que gera economia de custos, possibilitando que o dono de CNPJ economize mais de 50% em relação às contabilidades tradicionais, impactando positivamente o caixa da empresa. Os arquivos gerados são digitais. Isso significa que não demandam espaço de armazenamento físico ou papel e tinta de impressão. Assim, além de reduzir gastos, a empresa colabora com o meio ambiente. Outro benefício é a minimização de erros financeiros, que elimina o retrabalho e a geração de documentos com dados incorretos.  Diferentemente dos escritórios tradicionais, a OBVIA contabilidade digital não cobra 13º, o que também contribui para a redução de custos. Outra vantagem: como a contabilidade da empresa fica centralizada em único software e os documentos são gerados rapidamente com apenas alguns cliques, não é necessário nem mesmo dispor de várias horas para isso. Isso, é claro, também se traduz em redução de custos. Quer entender melhor? Então fale com um especialista da OBVIA agora mesmo! 2. Cumprimento de obrigações fiscais As regras fiscais e contábeis mudam com certa frequência, dificultando a vida de quem quer estar sempre atualizado. Já a empresa ou o profissional que contrata a OBVIA, a sua contabilidade em BH, fica em dia com as últimas atualizações, uma vez que elas são implementadas imediatamente no sistema. Isso minimiza o risco de não cumprir as obrigações fiscais e evita que o dono de um CNPJ seja penalizado ou multado. 3. Segurança de dados com uma contabilidade em BH Alguns recursos tecnológicos foram desenvolvidos para garantir a segurança dos dados da empresa. A OBVIA, a sua contabilidade em BH, conta com backup, garantindo que documentos e dados da empresa não se percam ou sejam extraviados. Outro benefício é a capacidade de acessar os dados sempre que necessário para revisar alguma informação. Além disso, os dados podem ser facilmente recuperados em caso de erros, arquivos corrompidos ou desastres. A OBVIA Contabilidade Digital utiliza a AWS, o sistema mais seguro do mundo, que protege os dados da empresa contra ameaças cibernéticas, evitando que os dados sensíveis da empresa caiam na mão de terceiros. 4. Aumento da produtividade Com o auxílio de soluções que processam informações financeiras e contábeis em segundos, a empresa consegue fazer mais em menos tempo. Graças à contabilidade digital, não é preciso digitar os mesmos dados repetidas vezes, já que as informações da empresa ficam salvas no sistema. Assim, o que levava horas é feito em segundos com

Moça trabalhando em um escritório em São paulo, checando sua contabilidade

Contabilidade em São Paulo: economize até R$3mil por ano com a OBVIA!

A OBVIA é a contabilidade em São Paulo que facilita as rotinas fiscais e contábeis de quem tem CNPJ. Quer encontrar a melhor contabilidade em São Paulo? A OBVIA Contabilidade Digital é a melhor opção para quem quer mais praticidade e rapidez para cuidar da saúde do CNPJ, emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e muito mais! A OBVIA é a parceira ideal para quem busca processos ágeis e mais tempo para focar a administração do seu negócio e a captação de clientes. Quer saber como se destacar da concorrência sem deixar as obrigações tributárias e fiscais de lado? Então continue a leitura do post! O que é contabilidade digital? Nos últimos anos, muitos setores passaram por uma revolução digital, e o setor contábil não é uma exceção. Antes, os donos de CNPJ que precisavam emitir NF-e contratavam escritórios de contabilidade ou um contador para registrar a empresa e solucionar os problemas contábeis. No entanto, erros eram comuns, o que causava prejuízos financeiros para a empresa. A contabilidade digital em São Paulo torna a rotina financeira e fiscal da empresa mais prática e simples. Com apoio da tecnologia de ponta, os serviços contábeis são otimizados e automatizados, eliminando tarefas repetitivas. A OBVIA é um serviço de contabilidade em São Paulo que pode ser acessado em tempo real em qualquer dia e em qualquer lugar. Assim, a rotina é otimizada, impactando positivamente o dia a dia dos negócios. Além de desburocratizar as rotinas contábeis, a OBVIA reduz a incidência de erros, torna os processos mais precisos e garante que a empresa atue em conformidade com as leis. Quer entender melhor? Então fale com um especialista da OBVIA agora mesmo! Em busca de uma contabilidade em São Paulo? Contrate a OBVIA! Entre janeiro e abril de 2023, foram abertas 1.331.940 empresas no Brasil. O país já conta com 21 milhões de CNPJs ativos — 93,7% dos quais pertencentes a microempresas e a empresas de pequeno porte. São Paulo tem 2.249.300 empresas ativas e a expectativa do governo estadual é registrar 300 mil novos CNPJs até o final de 2024. O estado abre mais empresas do que os 16 estados das regiões Norte e Nordeste somados. O município de São Paulo bateu o recorde de abertura de empresas no mês de agosto de 2023 com 13.402 novos CNPJs, o maior número da série histórica iniciada em 1998 pela Jucesp. A OBVIA é a parceira ideal que oferece muitos benefícios para todos os donos de CNPJ que moram em São Paulo. Entre eles, vale destacar: Segurança de dados e backup Os recursos tecnológicos utilizados pela OBVIA contabilidade em São Paulo garantem segurança e privacidade nas transações realizadas. Também conta com backup dos dados, evitando o risco de perder alguma informação e garantindo que todos os documentos importantes possam ser acessados sempre que necessário. Outro ponto fundamental é a proteção das informações contra ataques cibernéticos, evitando que dados sensíveis do negócio caiam nas mãos de terceiros. A OBVIA utiliza a tecnologia AWS, que oferece serviços de computação em nuvem confiáveis e escaláveis. Aumento da produtividade Gerar relatórios e documentos fiscais pelo aplicativo da OBVIA é simples e demora menos de um minuto. O lançamento de dados e os cálculos são realizados de forma automática pelo aplicativo, assim, quem trabalha por conta própria não perde tempo para incluir dados em diferentes sites para gerar documentos fiscais. Com a OBVIA, quem tem um CNPJ pode se concentrar no dia a dia do trabalho. Isso fará com que o CNPJ possa faturar mais. Precisa de mais explicações? Entre em contato com a OBVIA, a sua contabilidade em São Paulo, que a gente esclarece tudo para você! Agilidade no atendimento A OBVIA conta com atendimento rápido e de qualidade realizado por chat, e-mail, telefone e WhatsApp. O suporte da OBVIA pode ser solicitado assim que você baixar o aplicativo na Play Store ou na Apple Store. Isso economiza tempo, agiliza a resolução dos problemas e melhora a tomada de decisões financeiras. Ou seja, com esse serviço de contabilidade em São Paulo, não é necessário ir a um escritório e nem esperar para solucionar uma dúvida na hora de solicitar ou emitir uma nota fiscal ou o DAS. Redução de custos Uma das principais vantagens de contratar o serviço da OBVIA contabilidade em São Paulo é a economia de recursos, o que impacta positivamente o faturamento do CNPJ. Com mais recursos disponíveis, o empreendedor pode contratar mais funcionários, aumentar a produção ou aumentar sua presença digital para atrair mais clientes. Com a OBVIA, quem tem CNPJ consegue economizar, em média, R$ 3.000,00 por ano. Veja como: Sustentabilidade ambiental Quem se preocupa com a preservação ambiental e em eliminar o uso do papel e de outros recursos físicos também se beneficia de uma parceria com a OBVIA, a sua contabilidade em São Paulo. Além de reduzir custos, investir em recursos tecnológicos que beneficiam o meio ambiente mostra aos clientes que o seu negócio se preocupa com o futuro das próximas gerações. Maior precisão Práticas contábeis tradicionais são menos confiáveis que a contabilidade digital, uma vez que as pessoas estão propensas a cometer erros apesar de seus melhores esforços. No entanto, esse aspecto de um negócio tem que funcionar bem, já que enviar dados errados ou com informações imprecisas às autoridades fiscais pode gerar multas e outras sanções legais. Outro ponto importante: o pagamento do DAS deve estar em dia, para evitar a exclusão do Simples Nacional. Recentemente, os profissionais cadastrados como Microempreendedores Individuais (MEIs) que possuem débitos com a Receita Federal foram orientados sobre a necessidade de regularizar a situação. No total, foram notificados 393.678 MEIs em todo o Brasil. Com a OBVIA contabilidade digital em São Paulo não há esse tipo de preocupação, uma vez que o aplicativo envia notificações ao usuário lembrando a data do vencimento de todas as obrigações fiscais. Outra vantagem: o aplicativo da OBVIA emite notas fiscais eletrônicas em poucos cliques, em menos de um minuto, sem

Moça mexendo em seu notebook, calculando se já Estourou o limite MEI

Estourou o limite MEI? Saiba o que fazer!

Entenda o que acontece se você ultrapassar o valor de R$ 81 mil do limite MEI. O limite MEI é o valor máximo que um microempreendedor pode faturar por ano. Esse montante é constantemente revisado para se adequar à realidade brasileira. Por isso, é preciso estar atento às mudanças. Se o limite MEI for ultrapassado, é preciso reenquadrar o CNPJ em outro regime tributário e pagar o imposto correspondente ao valor excedente. A seguir, explicaremos melhor esse assunto! Vamos lá? Acompanhe! O que é MEI? MEI é a sigla de Microempreendedor Individual, formato jurídico de quem trabalha por conta própria. Criado pela Lei Complementar nº 28 / 2008, tem o objetivo de tirar os trabalhadores da informalidade, fornecendo a eles algum amparo social. De fato, os empreendedores que abrem uma MEI passam a ter uma série de direitos como: Além disso, tal formato garante uma série de benefícios destinados a empresas como: Atualmente, os MEIs respondem por quase 70% das empresas brasileiras. São mais de 15 milhões de MEIs. Todo o processo de abertura do MEI é 100% gratuito, rápido e seguro. Entre em contato com a OBVIA Contabilidade Digital que a gente ajuda você! Quem não pode ser MEI? Algumas pessoas são impedidas de abrir uma MEI. Vejamos: Quem tem carteira assinada pode abrir uma MEI, caso exerça alguma atividade paralela que exija a emissão de nota fiscal eletrônica. No entanto, esses profissionais também precisam observar o limite MEI. Além disso, caso sejam demitidos sem justa causa, não terão direito a  receber o seguro-desemprego. Quais atividades econômicas são permitidas ao MEI? Artesãos, cabeleireiros, jardineiros, pintores de parede, costureiras e mais 400 ocupações são permitidas ao MEI.  Esse tópico é importante, pois, na cidade de São Paulo, por exemplo, serviços de mototáxi e fabricantes de fogos de artifício não podem se cadastrar como microempreendedores individuais. Para saber se a atividade que você exerce é permitida, verifique a lista completa clicando aqui. O MEI pode contratar empregados? O empreendedor tem direito a contratar um empregado, desde que ele receba um salário-mínimo ou o piso salarial da categoria. Neste caso, o contrato de trabalho precisa atender às regras estabelecidas pela legislação trabalhista e previdenciária. Além disso, o MEI não pode ser sócio, administrador ou titular de outra empresa. Quais são as responsabilidades do MEI? Uma vez formalizado como MEI, o empreendedor deve pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O valor varia de acordo com as atividades desempenhadas pelo empreendedor e sofre reajustes sempre que o salário mínimo aumenta.  Assim, o DAS-MEI 2023 apresenta os seguintes valores: Os valores são destinados ao pagamento de impostos como o IPI e o COFINS e à Previdência Social. Caso o MEI fature menos de R$ 28.559,70, em 2024, ou tenha alguma patologia considerada grave, estará isento do pagamento do Imposto de Renda. Além disso, o MEI tem que preencher e enviar anualmente a declaração anual do MEI (DASN-SIMEI). É necessário ainda fazer o acompanhamento mensal do faturamento. Claro, também é preciso observar o limite MEI. No aplicativo da OBVIA, o MEI consegue controlar as notas fiscais emitidas mais facilmente, o que ajuda a preencher a DASN-SIMEI. Baixe para Android e para iOS. Quais mudanças foram implementadas na categoria em 2023? Como as regras do MEI mudam com frequência, é preciso acompanhar as alterações com certa frequência. Em 2023, as principais mudanças foram as seguintes: Qual é o limite MEI? Atualmente, o limite MEI é de R$ 81 mil anuais ou R$ 6.750,00 mensais. Esse valor mensal, no entanto, não é fixo e corresponde à média de faturamento mensal. Assim, se o empreendedor faturar R$ 11 mil em um mês e R$ 2 mil em outro, não há problema, desde que o limite MEI não ultrapasse o limite anual. Caso ultrapasse esse valor, o microempreendedor individual deve migrar para outra categoria. O cálculo é feito com base no faturamento anual, isto é, sem subtrair os custos. Assim, se o MEI faturou R$ 40 mil, o valor da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN MEI) será de R$ 40 mil, sem considerar os custos para manter o negócio funcionando. O que acontece se o limite MEI for ultrapassado em até 20%? O MEI que faturar até R$ 97,2 mil por ano, valor que corresponde a um acréscimo de até 20% do limite, deve emitir uma guia DAS correspondente ao valor excedente. O documento é emitido no envio da DAS MEI, referente ao ano anterior. Além disso, é preciso reenquadrar o negócio como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequena Porte (EPP). Está próximo de estourar o limite MEI? Então, antecipe o processo de desenquadramento da empresa e evite muitas. Para isso, entre em contato com um dos especialistas da OBVIA Contabilidade que nós resolvemos tudo! O que ocorre se o limite MEI ultrapassar  mais de 20%? Nesse caso, o empreendedor será excluído do MEI automaticamente. Outro procedimento é que ele precisará pagar o valor dos impostos devidos de forma retroativa e também juros e multa. Se você está faturando mais, isso significa que o seu CNPJ está crescendo. O processo de desenquadramento é fundamental para poder contratar mais funcionários e aumentar a produção. Fale com um dos especialistas da OBVIA: resolvemos tudo pra você! O que é ME? Trata-se de uma Microempresa, ou seja, um pequeno negócio que fatura até R$ 360 mil por ano. Quanto ao regime de tributação, uma ME é optante do Simples Nacional, regime simplificado de tributação com percentuais de 4%, 4,5% ou 6% sobre o faturamento mensal – dependendo da atividade exercida. A microempresa deve emitir nota fiscal eletrônica (NFe) sempre que vender produtos ou prestar serviços para pessoas físicas e jurídicas. Diferentemente do MEI, uma ME pode contratar mais de um funcionário e assim aumentar a sua produção. O requadramento do MEI como ME é um pouco complexo. Por essa razão, para não ter problemas é fundamental contar com o apoio da OBVIA em todo o processo. Resolvemos tudo pra você! Entre em contato com a gente! O

balcão de caixa gerando uma nota fiscal

Como emitir nota fiscal de serviço? Tire suas dúvidas

Quer saber como emitir nota fiscal eletrônica (NFS-e)? Esse documento digital é extremamente importante para quem vende ou presta serviços a uma pessoa física ou a uma pessoa jurídica. O formato substitui a antiga nota de papel, preenchida manualmente. Gerada e armazenada digitalmente, a NFS-e proporciona rapidez e transparência nas transações realizadas entre clientes e prestadores de serviço. Também facilita o controle fiscal e tributário realizado pelos órgãos fiscalizadores. Apesar de o processo ser muito burocrático, a boa notícia é que o documento comprova a realização de um serviço, o valor cobrado e a data, resguardando o empreendedor de futuros problemas. Quer saber mais sobre como emitir nota fiscal eletrônica? A seguir, daremos algumas dicas imperdíveis sobre o assunto neste artigo especial elaborado pelos especialistas da ÓBVIA Contabilidade Digital. Vamos nesta? O que é NFS-e? A NFS-e é o documento que comprova uma prestação de serviços entre empresas ou entre uma empresa e um consumidor final. Também é utilizado para recolher o Imposto Municipal sobre essas transações, que, no caso, é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Esse recolhimento é feito por empresas e para profissionais autônomos. A NFS-e é o documento que comprova uma operação de compra e venda de produtos ou serviços. Também é utilizada para recolher tributos que incidem sobre essas transações, como o ISS e o ICMS, no caso de empreendedores não optantes pelo Simples Nacional. Empresas de todos os segmentos devem saber como emitir a nota fiscal eletrônica para comprovar o seu faturamento e a realização de um serviço. No entanto, há algumas exceções à regra, como é o caso do Microempreendedor Individual (MEI), que só é obrigado a emitir o documento quando vende para pessoas jurídicas ou se o comprador solicitar.  Vale observar que somente empreendedores formalizados conseguem emitir a nota fiscal, uma vez que o cadastro exige um CNPJ ativo e o registro na Secretaria da Fazenda da cidade onde mora (no caso de autônomos). Além disso, algumas empresas e os órgãos públicos só compram de quem emite nota fiscal. Qual a diferença da NFS-e e os outros documentos fiscais? Saber como emitir nota fiscal eletrônica é apenas uma das obrigações que os empreendedores devem observar no cumprimento do dever legal. De fato, o governo e, mais especificamente, a Receita Federal, estabelecem que pessoas físicas e jurídicas emitam outros documentos fiscais como o Conhecimento de Transporte Eletrônico, o Manifesto de Documentação Eletrônico e o Cupom Fiscal. Há quem confunda a NF-e com o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica); no entanto, esses documentos não são equivalentes. O DANFE tem o objetivo de facilitar a conferência das informações da nota, pois os dados são facilmente visualizados. Ou seja, esses dois documentos são complementares. Além disso, o DANFE deve acompanhar as mercadorias transportadas em território brasileiro. Já a NF-e em formato XML comprova as informações sobre a mercadoria vendida ou o serviço contratado. Quais são os tipos de nota fiscal eletrônica? Há diferentes tipos de nota fiscal eletrônica; cada uma atende a uma necessidade específica do empreendedor. As mais utilizadas são as seguintes: Nota Fiscal Avulsa (NFA-e) A NFA-e é emitida por empreendedores, profissionais liberais ou autônomos que não são obrigados a emitir a nota fiscal eletrônica. Para efetivar a transação, o interessado deve se inscrever no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) da cidade onde mora a fim de obter um código de serviço. O próximo passo é a inscrição no sistema de impressão de notas. A falta de praticidade da NFA-e é evidente, uma vez que é preciso solicitar nota por nota ao órgão responsável e preencher os mesmos campos repetidas vezes. Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Documento preenchido e armazenado digitalmente, a NF-e tem validade e é comprovada pela assinatura digital do emissor. A emissão exige credenciamento prévio da Secretaria da Fazenda do estado ou do município de origem, conforme a categoria. Nota Fiscal de Venda ao Consumidor eletrônica (NFC-e) É o documento emitido por empresas que comercializam produtos para o consumidor final. Pode ser preenchido manual ou digitalmente. No segundo caso, o cadastro na Secretaria da Fazenda do estado é obrigatório, uma vez que sobre a operação há cobrança de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), isto é, um imposto estadual. Já os MEIs que atuam no setor do comércio ou da indústria devem se cadastrar na Secretaria da Fazenda estadual, visto que o ICMS é um tributo estadual com valor fixado pelos estados e pelo Distrito Federal. Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) Comprova a prestação de um serviço ao consumidor final. A emissão exige o cadastramento na prefeitura da cidade onde o trabalho será executado, já que o Imposto Sobre Serviços (ISS) é cobrado pelo município. Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) Para emitir o CF-e, o empreendedor tem que solicitar uma autorização ao Fisco. Pode ser impresso em qualquer tipo de impressora ou enviado ao cliente pelo celular ou pelo e-mail. A validação exige a assinatura digital do emitente. Nota Fiscal Complementar Visa corrigir valores tributários, nesse caso, o valor da operação deve ser somado ao da nota original. Ou seja, a nota fiscal complementar corrige erros no lançamento de impostos, em classificações falhas ou no reajuste de preços de produtos ou serviços. Também pode ser utilizada na variação de cotação de moedas, no caso de exportações. Ficou confuso? Não precisa se preocupar, a OBVIA vai ajudar você com toda essa burocracia! Emita suas notas fiscais pelo aplicativo. Com a OBVIA, você faz a gestão da contabilidade com muito mais segurança e tecnologia. E o melhor de tudo: com 50% de economia em contabilidade mensal. Quem precisa emitir nota fiscal eletrônica? As empresas brasileiras podem emitir NFS-e sempre que prestarem um serviço de qualquer natureza ou venderem um produto a uma pessoa física ou a uma pessoa jurídica. Assim, independente do faturamento anual e de onde a empresa está localizada, a comprovação dos serviços prestados é feita por meio da nota fiscal eletrônica. Um negócio só está dispensado dessa obrigação por autorização legal ou pela legislação, algo que

Casal conferindo documentos e CJPJ antes de assina-los

O que é CNPJ? Qual a diferença para o CPF? Tire suas dúvidas

O universo do empreendedorismo e dos negócios é bastante amplo e, nesse contexto, o CNPJ é uma sigla frequentemente mencionada, mas nem sempre compreendida. Se você já se perguntou o que é CNPJ, saiba que não está sozinho. Essa é uma dúvida bastante frequente, especialmente para pessoas que não têm tanta intimidade com as burocracias que envolvem a legalização de empresas. Mas não se preocupe! Este artigo da OBVIA Contabilidade Digital vai te ajudar! Além de entender exatamente o que é CNPJ, você vai descobrir qual é a diferença para o CPF, para que ele serve, quais são as vantagens de ter um CNPJ, quem precisa ter um, entre outras questões relacionadas. Aproveite o conteúdo e informe-se. Afinal, o que é CNPJ? O CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Trata-se de um conjunto de números atribuídos pela Receita Federal a uma empresa que acaba de ser aberta. Ele representa esse empreendimento e serve para identificá-lo para os mais diversos fins, inclusive para o recolhimento de impostos e até mesmo a emissão de notas fiscais. Um dos principais objetivos desse cadastro é facilitar a administração pública e manter um controle abrangente sobre as operações do setor privado. Para que essa regulação tão importante seja possível, é necessário que as informações sobre as empresas estejam disponíveis e organizadas, assim como dados fundamentais, que incluam seus titulares. Para isso, existe o CNPJ. Qual a diferença entre o CNPJ e o CPF? Além de pesquisar sobre o que é CNPJ. também é bastante comum que as pessoas procurem saber qual é a diferença entre ele e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). O CPF é uma forma de identificação dos contribuintes junto à Receita Federal, sendo um dos documentos mais usados no país pelos seus cidadãos. Esse documento é muito solicitado em muitas ocasiões. Ele é necessário para abrir uma conta bancária, fazer os pagamentos de impostos como pessoa física, ter acesso a crédito e a serviços governamentais, contratação de determinados serviços e cadastros em geral. Deu pra notar que o CPF é extremamente importante na rotina de um cidadão brasileiro, não é mesmo? E ele é tão fundamental que, em 2018, passou a ser gerado obrigatoriamente já no momento do registro da certidão de nascimento. Por que o CNPJ é tão importante? Como já citamos anteriormente, o CNPJ é essencial para fazer a identificação das empresas e serve para que elas estejam regularmente registradas.  7 vantagens de ter um CNPJ Existem inúmeras vantagens em ter esse cadastro e, por isso, a OBVIA Contabilidade Digital reuniu 7 benefícios de ter esse registro formal: 1 – Benefícios tributários e fiscais Ao formalizar o seu negócio e passar a contar com um CNPJ, o empreendedor garante uma série de benefícios disponíveis para quem é Pessoa Jurídica, como regimes tributários diferenciados, deduções e incentivos fiscais, redução de carga tributária de acordo com o enquadramento adequado e até facilidades no momento de emitir e recolher seus tributos. Se você quer se informar melhor a respeito de tributação, inclusive, precisa ler este artigo especial elaborado pela OBVIA! Ele vai tirar todas as suas dúvidas a respeito. Acesse agora: Enquadramento tributário: escolha o ideal para o seu negócio 2 – Possibilidade de emitir notas fiscais Ter a opção de emitir notas fiscais é uma forma de mostrar muito mais credibilidade ao seu cliente. Além disso, determinados negócios só podem ser fechados mediante essa emissão, especialmente quando o consumidor é uma outra empresa. Essa possibilidade só está disponível para quem tem um CNPJ ativo, sendo esta uma das principais vantagens de legalizar um empreendimento junto aos órgãos públicos. 3 – Proteção de bens patrimoniais A formalização de uma empresa proporciona muito mais proteção ao patrimônio pessoal do empresário, sendo uma de suas principais vantagens. Em muitas das modalidades disponíveis no Brasil, é possível estabelecer uma separação legal entre os ativos pessoais do empreendedor e os recursos da empresa. Em resumo: caso o empreendimento passe a sofrer com dívidas ou outras questões financeiras, os credores não poderão utilizar os bens pessoais do titular do negócio para arcar com com esses compromissos. Sendo assim, o patrimônio do dono da empresa fica resguardado. Importante destacar: isso não vale para todas as modalidades e, por isso, é de extrema importância atentar-se a esse detalhe ao escolher a ideal. 4 – Direitos previdenciários Um empreendedor cuja empresa está devidamente formalizada passa a ter direito a benefícios oferecidos pela Previdência Social. Entre os exemplos, estão: licença-maternidade, aposentadoria e auxílio-doença. É uma forma de estar ainda mais seguro contra eventualidades. 5 – Mais facilidade para acessar linhas especiais de crédito Imagine que você tem uma loja de roupas que começou a dar muito certo e está fidelizando cada vez mais clientes. O negócio vai tão bem que você entende que tem condições de expandir e abrir uma nova filial, mas se depara com um problema: não tem dinheiro em caixa suficiente para esse investimento. Nesses casos, o ideal é acessar as linhas de crédito especiais, que são muito facilitadas para quem é formalizado. Não é possível garanti-las, mas tenha certeza de que suas chances são muito maiores ao apresentar um CNPJ ativo. E, vale lembrar, esse crédito pode ser necessário eventualmente não apenas para questões de investimento. Os negócios podem passar por momentos de turbulência e, nesse caso, precisam de apoio para se reerguer. 6 – Contratação de funcionários Pensando em contratar funcionários para a sua empresa? Isso pode ser necessário para você expandir o seu empreendimento, mas saiba que só é possível após a sua formalização. 7 – Muito mais segurança jurídica Ter um CNPJ oferece uma maior garantia em termos jurídicos. Estar em conformidade com as leis e regulamentos ajuda a evitar potenciais questões legais, penalidades financeiras e até mesmo sanções. Isso traz muito mais segurança ao negócio e ao seu titular. Vai abrir uma empresa? Você precisa ler este artigo! Se você chegou até este texto para descobrir o que é CNPJ, provavelmente está pensando em abrir uma empresa. Se

Mulher conferindo documento de Requerimento de Empresário

Requerimento de Empresário: o que é e como fazer

Ter uma empresa de sucesso, crescer, prosperar e elevar sua rentabilidade é um desejo comum entre os empreendedores. Exige-se, no entanto, criar uma base sólida e formalizar o negócio para garantir que esses objetivos sejam alcançados. E o Requerimento de Empresário faz parte desse processo. Esse é um dos documentos mais importantes e necessários, mas é uma dúvida comum, especialmente para quem não tem muito conhecimento da burocracia necessária para legalizar uma empresa de maneira adequada e assertiva. Um dos grandes erros cometidos na hora da formalização é o preenchimento incorreto da documentação. Mas não se preocupe! Neste artigo especial, a OBVIA Contabilidade Digital vai explicar exatamente o que é o Requerimento de Empresário, para que serve, como fazê-lo, entre outros detalhes. Boa leitura! O que é o Requerimento de Empresário? Trata-se de um documento formal utilizado para registrar empresas individuais no país. O Requerimento de Empresário é usado como substituição ao Contrato Social e sua função é identificar o negócio no momento de formalizá-lo na Junta Comercial – o que qualquer empreendimento deve fazer para ser regularizado. O que difere o Requerimento de Empresário do Contrato Social? Se o requerimento tem a mesma finalidade que o Contrato Social, qual é a diferença entre os dois documentos? Essa resposta é mais simples do que você pensa e, na realidade, está ligada ao modelo de negócio do empreendimento. O Contrato Social tem o propósito de formalizar empresas que têm mais de um sócio no quadro. Por sua vez, o Requerimento de Empresário só é uma alternativa para negócios que tenham apenas um empresário como dono, no modelo Empresário Individual (EI). Existe, além disso, outra diferença bastante marcante entre os dois documentos. O requerimento é um documento padrão. Sendo assim, não é possível inserir ou excluir cláusulas em seu conteúdo. Diferentemente do Contrato Social, ele não pode ser alterado depois de ser devidamente formalizado. Importante: a Sociedade Limitada Individual (SLU) é um modelo que não exige a participação de outros sócios. Por ser uma sociedade limitada, no entanto, ela também exige o Contrato Social em sua formalização. Apenas o modelo Empresário Individual (EI) utiliza o Requerimento de Empresário em substituição. O que quer dizer Empresário Individual? O Empresário Individual, ou simplesmente EI, é um modelo de empresa em que o negócio tem apenas uma pessoa como titular. Instituído por meio da Lei nº 12.441, criada em 2011, ele é um dos mais utilizados pelos empreendedores que atuam sozinhos, embora não seja a única alternativa disponível. Uma das principais características desse modelo é um ponto específico relacionado aos bens patrimoniais. Isso porque o dono da empresa possui responsabilidade ilimitada sobre o seu empreendimento. O que isso significa na prática? Quando há a responsabilidade ilimitada, o titular do negócio não consegue separar seus bens patrimoniais do patrimônio da empresa. Isso significa que, caso a empresa passe por dificuldades e venha a contrair uma dúvida que não consegue pagar, seus próprios ativos pessoais podem ser utilizados para quitar as obrigações em aberto. Quais são as diferenças entre EI e MEI? É comum que as pessoas confundam o EI (Empresário Individual) com o MEI (Microempresário Individual), mas estamos falando de modelos distintos. É fundamental conhecer as diferenças entre eles. O MEI foi criado para facilitar profissionais autônomos e pequenos empreendedores a formalizarem seu negócio, possibilitando a criação de um CNPJ, atuando sem sócios e com algumas restrições. Uma delas está relacionada à atividade exercida: muitas áreas não podem ser enquadradas nesse modelo. Por sua vez, o Empresário Individual tem um limite de faturamento anual significativamente mais alto, seja como Microempresa (ME), cujo limite é de R$ 360 mil, ou (Empresa de Pequeno Porte), com um limite máximo de R$ 4,8 milhões anuais. Há outra questão específica que vale a pena destacar: indivíduos cuja profissão tenha a própria regulamentação não podem ser EI. É o caso, por exemplo, de médicos, dentistas e advogados. Viu como é importante se informar antes de abrir uma empresa? Deu pra notar que é necessário entender os modelos de empresas disponíveis no nosso país e qual deles mais se ajusta à realidade do seu negócio? Todos os processos que envolvem a legalização de um empreendimento geram dúvidas; por essa razão, a OBVIA Contabilidade Digital quer ajudar você! Foi pensando nisso que elaboramos um Guia completo, com tudo o que você precisa saber no processo de abertura de uma empresa. Neste conteúdo especial, você vai se informar sobre: Certamente este post completo vai ser muito útil para você! Acesse agora: Passo a passo para abrir empresa: tudo o que você precisa saber Requerimento de Empresário: quais informações precisam constar? Essa é uma dúvida bastante comum quando o assunto é a elaboração do Requerimento de Empresário. No momento de preencher tal documento, é necessário incluir as informações pessoais relacionadas ao dono do negócio e os dados da própria empresa. Continue lendo e saiba tudo o que deve constar no requerimento. Informações do empresário: Empreendedores que sejam casados também precisam adicionar ao documento qual é o regime de partilha de bens escolhido. Dados da empresa: Todas essas informações são fundamentais para o preenchimento correto do Requerimento de Empresário. Como você viu, um detalhe relevante é a inclusão do nome fantasia da empresa. No entanto, você sabe exatamente o que isso significa? Entende sua diferença para a Razão Social e qual é a importância das duas nomenclaturas? A OBVIA vai responder a essas e a outras perguntas no artigo abaixo. Acesse agora: Nome fantasia para empresa: qual a diferença para razão social? Como fazer o Requerimento de Empresário? Agora que você já entendeu o que é o Requerimento de Empresário, qual é a sua importância, quando deve ser utilizado, quais informações são fundamentais e devem estar presentes, entre outros detalhes, chegou a hora de saber como  elaborar esse documento. O primeiro passo é reunir todos os documentos exigidos. Além de ter em mãos os dados que devem ser preenchidos e você já conheceu neste texto, é necessário separar os seguintes documentos: Outra exigência seria: antes

Passo a passo para abrir empresa: tudo que você precisa saber

Atingir o sucesso é o principal propósito de um empreendimento. E, para que isso seja viável, é necessário se empenhar bastante, trabalhar duro e tomar as melhores decisões para atingir os objetivos pré-estabelecidos. Além disso, há um outro ponto crucial: formalizar o seu negócio; ou seja: abrir empresa. Por mais que esse processo seja fundamental e faça toda a diferença, ele ainda é cercado de dúvidas e incertezas. Isso porque diversos procedimentos burocráticos são indispensáveis e, na maior parte das vezes, os empreendedores são mais focados em suas próprias áreas e não têm o conhecimento requerido. E foi justamente pensando nessa necessidade que a OBVIA Contabilidade Digital elaborou este artigo completo e especial. Nele, você vai ter acesso a um passo a passo para abrir empresa, entender qual é o gasto médio desse processo, quais são as etapas e procedimentos, entre outros pontos essenciais. Abrir empresa: a importância desse processo Antes de mergulharmos mais detalhadamente no passo a passo para abrir empresa, é muito relevante destacar a importância desse processo. Esse ato vai muito além do preenchimento de formulários e das formalidades: estamos falando da criação de uma base sólida para o seu sonho de empreender, crescer e progredir. Formalizar o seu empreendimento é uma forma de garantir que ele tenha muito mais ferramentas para se estabilizar e, a partir da sua gestão, se alavancar e atingir as metas e os objetivos propostos quando tomou a decisão de criá-lo. Abaixo, reunimos algumas das razões para abrir a sua empresa formalmente. 1 – Credibilidade e confiança Oferecer um serviço de qualidade e cumprir com o que promete é essencial para um negócio dar certo. Também é necessário, no entanto, ter credibilidade para despertar confiança em seu público-alvo e fazer com que o negócio seja capaz de crescer. Ao abrir uma empresa, você cria uma entidade legalmente reconhecida, o que proporciona a credibilidade e a confiança que citamos no parágrafo anterior. E isso não vale apenas para os clientes, mas também para eventuais parceiros e investidores. A formalidade é uma forma de demonstrar que você se compromete com a transparência das suas operações. 2 – Proteção do patrimônio pessoal Você já parou para pensar nos riscos que um empreendedor corre quando não separa seu patrimônio pessoal do patrimônio da empresa? Isso é muito mais importante do que pode parecer. Resumidamente, digamos que a empresa passe por problemas financeiros e acabe se endividando. Quando há uma separação legal entre seus bens pessoais e os ativos da empresa, o dono do negócio preserva seus ativos. A maior parte das naturezas jurídicas permitem essa desvinculação – mas é importante se atentar a esse detalhe ao escolher a natureza do seu negócio. Falaremos a respeito mais adiante neste texto. 3 – Notas fiscais Pessoas físicas não podem fazer a emissão de notas fiscais. Já imaginou perder um contrato com um grande cliente por não ter a possibilidade de emitir notas, que são exigidas pela maioria das empresas, especialmente as de grande porte? Ao passar pelo processo de abrir empresa, você também abre seu leque de possibilidades. Além de ser item obrigatório para alguns negócios, também há a questão da credibilidade que citamos anteriormente. 4 – Possibilidade de obtenção de crédito especiais Para se reestruturar em momentos de dificuldade ou mesmo investir com ainda mais força no negócio para que ele tenha condições de prosperar, muitas empresas precisam de créditos especiais junto às instituições financeiras. Quando um empreendimento está formalizado, são muito maiores as chances do acesso a linhas especiais de crédito. E o crescimento de um negócio está diretamente relacionado a esse ponto, sendo bastante importante. 5 – Garantia dos direitos previdenciários Um empreendedor passa a ter direito aos benefícios da Previdência Social quando formaliza a sua empresa, tendo acesso a aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade, garantindo muito mais segurança e tranquilidade. 6 – Contratação de funcionários Esse é mais um ponto diretamente ligado ao crescimento de um negócio. A partir do momento em que uma empresa está formalizada, é possível contratar funcionários de forma legal e cumprir com suas obrigações trabalhistas. 7 – Benefícios fiscais e tributários Por fim, podemos citar os benefícios fiscais e tributários obtidos. A pessoa jurídica pode gozar de regimes tributários diferenciados, acessar redução na carga tributária, facilidades na emissão e recolhimento de impostos, além de deduções financeiras e fiscais. Enquadramento tributário: informe-se melhor Por falar nas questões relacionadas à tributação de uma empresa, vale muito a pena se informar melhor a respeito deste assunto. E ele foi tema de um artigo especial elaborado pela OBVIA Contabilidade Digital. Neste conteúdo, você vai se informar sobre: Acesse agora: Enquadramento tributário: escolha o ideal para o seu negócio O que você precisa saber sobre abrir empresa Antes de entrar em cada uma das etapas, é muito importante destacar um ponto: embora se informar seja necessário, também vale a pena procurar ajuda especializada e contar com quem realmente entende do assunto e pode garantir que tudo seja realizado corretamente. Uma excelente alternativa é contar com todo o apoio e o suporte da OBVIA Contabilidade Digital, que é especialista em abertura de empresas e conta com uma equipe experiente na área contábil, proporcionando toda a segurança que você precisa para começar esse processo. Que tal entrar em contato sem compromisso? Clique aqui ou no link abaixo. FALE COM UM ESPECIALISTA OBVIA! Quanto tempo leva para abrir uma empresa? Normalmente, o prazo para a conclusão de um processo de abertura de empresa leva entre 30 a 45 dias, em média, O tempo, no entanto, varia de acordo com a localização da empresa e de outras questões burocráticas. Em Belo Horizonte, por exemplo, o prazo fica entre 7 e 30 dias. Passo a passo: abrindo uma empresa Agora que você entendeu a importância de dar mais esse passo e formalizar o seu negócio, chegou a hora de entender melhor o processo e conhecer o passo a passo para abrir empresa. Antes de se aprofundar nas questões legais, é importante citar outras etapas que servirão como base para

Enquadramento tributário: escolha o ideal para o seu negócio

Sociedade Empresária Limitada: tudo o que você precisa saber

Entre os diversos tipos jurídicos de empresas disponíveis no Brasil, a Sociedade Empresária Limitada é, sem sombra de dúvidas, uma das mais utilizadas. No momento de constituir um negócio, um empreendedor tem a opção de fazê-lo sozinho ou, se preferir, juntar-se a outros sócios. Essa decisão, na maior parte das vezes, não é tomada apenas pela vontade do indivíduo, mas também leva em consideração uma série de fatores, como o conhecimento em determinadas áreas que fazem parte do negócio ou até mesmo o montante financeiro que ele tem a seu dispor para colocá-lo em prática. As sociedades empresariais são dúvidas frequentes entre as pessoas que desejam abrir uma empresa. Diante desse cenário, a OBVIA Contabilidade Digital elaborou este artigo, em que traz detalhes relacionados à Sociedade Empresária Limitada e responde às principais perguntas a respeito. Boa leitura! O que é uma Sociedade Empresária Limitada? Uma Sociedade Empresária Limitada, que também costuma ser chamada de “Sociedade Empresarial Limitada” ou mesmo “LTDA.”, é uma forma de natureza jurídica de uma empresa, baseada legalmente no Código Civil de 2002. Ela é uma das modalidades mais comuns de organização de negócios e possui características específicas que a diferenciam de outras formas societárias. Sua principal característica é que o capital social da empresa é dividido em quotas, que podem ser iguais ou desiguais, e que são distribuídas entre os sócios da empresa. Cada sócio é detentor de uma ou várias quotas, e sua responsabilidade com relação às obrigações da empresa é restrita ao valor das quotas que ele detém. Isso significa que, em caso de dívidas ou problemas financeiros da empresa, os sócios não são pessoalmente responsáveis por valores além do montante correspondente às suas quotas. Todos os sócios, entretanto, respondem de forma solidária pela integralização do capital social da empresa. Caso a empresa não seja capaz de cumprir com o capital social inicialmente acordado, todos os sócios são responsáveis por garantir que esse montante seja efetivamente injetado na empresa. As sociedades desse tipo também são muito utilizadas por questões estratégicas relacionadas ao negócio escolhido, pois permitem que indivíduos que possuem formações, características de trabalho e conhecimentos distintos possam se juntar para abrir uma empresa — o que pode ser positivo para que ela prospere. Por que o Contrato Social é tão importante? Antes de uma Sociedade Empresária Limitada existir, é necessário elaborar o Contrato Social, que é um documento que dá origem a essa sociedade. Nele, constam detalhes de extrema importância, como o nome dos sócios, o percentual que cada um terá da empresa (quotas) e os investimentos feitos por eles. Vamos supor que o valor total investido para a abertura do empreendimento foi de R$ 100 mil. Em caso de dívidas ou outras razões jurídicas, esse será o montante máximo a ser exigido judicialmente, já que ele é considerado o patrimônio da sociedade. Os patrimônios pessoais dos sócios ficam protegidos. É importante, no entanto, citar um detalhe importante: com o passar do tempo e o crescimento do negócio, os bens da empresa também se alteram, seja por novos investimentos ou pelos lucros obtidos. Em alguns casos, quando ele não vai bem, os prejuízos também podem ser responsáveis por alterações. Outras 4 características da Sociedade Empresária Limitada Como você viu, a elaboração de um Contrato Social que garante a separação dos patrimônios pessoais e empresarial é uma das principais características da Sociedade Empresária Limitada. Existem, no entanto, outros aspectos que merecem ganhar destaque. Confira: 1 – Pelo menos 2 sócios Essa, é claro, é uma das principais características das sociedades limitadas. É importante destacar que esse tipo de empresa pode ser composta por dois ou mais sócios — e não é necessário que o investimento inicial de cada um deles seja o mesmo. 2 – Quotas É possível que você já tenha ouvido falar sobre Sociedade Anônima (S.A), que é um outro tipo de natureza jurídica. No caso da S.A, a participação e a responsabilidade dos sócios acionistas é definida de acordo com a quantidade de ações que eles possuem. Uma das principais diferenças entre esse tipo de empresa e a Sociedade Empresária Limitada está relacionada justamente ao Contrato Social, já que, neste caso, as quotas representam o percentual que cada sócio tem da empresa. Se porventura o negócio for desfeito em algum momento, os sócios terão direito ao percentual previamente determinado. Isso, inclusive, também é válido com relação à divisão dos lucros da empresa. 3 – Administração diferenciada e outra empresa na sociedade Um outro aspecto marcante da Sociedade Empresária Limitada é a possibilidade de designar um administrador que não seja um sócio da empresa. Isso significa que os membros que participam do contrato da empresa podem concordar em colocar outra pessoa no comando das operações. Essa é uma das características que mais diferenciam a LTDA de outros tipos de negócios, onde as empresas estão totalmente atreladas aos sócios. Além disso, também é permitido que uma outra empresa faça parte da sociedade. 4 – Balanço Patrimonial obrigatório Um dos requisitos legais é que a Sociedade Empresária Limitada faça um Balanço Patrimonial ao final de cada período. Isso porque o balanço está diretamente relacionado à realidade financeira da empresa e, sendo assim, permite que a divisão de lucros seja realizada da forma mais correta possível. Os documentos contábeis são obrigatoriamente repassados aos órgãos fiscalizadores e é importantíssimo que a empresa conte com uma contabilidade especializada para garantir os processos adequados. A OBVIA está pronta para te ajudar, empresário! Como citamos no tópico anterior, contar com uma contabilidade especializada é fundamental. A OBVIA Contabilidade Digital conta com profissionais com mais de 27 anos de experiência e pode prestar todo o apoio e suporte nas rotinas contábeis do seu empreendimento, desde a abertura até a gestão. Conte com a gente! Clique aqui ou na imagem abaixo e fale com um de nossos especialistas, sem compromisso! Quais os outros tipos de sociedades limitadas? Além da Sociedade Empresária Limitada composta por dois ou mais sócios, também existe a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Neste caso, o empreendimento tem

homem imprimindo declaração de DECORE

DECORE: o que é essa declaração e como emiti-la

Determinados documentos são muito importantes e fazem toda a diferença na vida de um empreendedor, mas costumam gerar dúvidas com frequência. É o caso, por exemplo, da DECORE, que é utilizada como um comprovante de renda. Mas, afinal, quem pode fazer a emissão dessa declaração? Como é possível emiti-la e quais são os principais passos? É possível fazer seu cancelamento posteriormente? Como fundamentar a emissão dessa declaração? A OBVIA Contabilidade Digital responde a essas e outras perguntas relacionadas à DECORE neste artigo especial, que vai abordar diversas questões sobre o tema. O que é DECORE? A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, cuja sigla é DECORE, é um documento contábil utilizado por pessoas físicas que têm uma empresa própria para fazer a comprovação de sua renda mensal. Diferentemente do que ocorre com pessoas que são CLT, os indivíduos que cuidam de seu próprio negócio não recebem o holerite. Sendo assim, a DECORE tem a mesma função desse demonstrativo e serve como comprovante de rendimentos. Não são apenas os empresários, no entanto, que podem utilizá-lo. Cidadãos autônomos e que não têm um CNPJ ativo também têm essa documentação como uma alternativa, já que o objetivo desse documento é comprovar a renda mensal da pessoa física, e não o faturamento de uma empresa. DECORE versus pró-labore É comum que as pessoas confundam a DECORE com o pró-labore, mas são documentos diferentes e que têm finalidades distintas. O pró-labore é uma forma de remunerar o sócio de uma empresa, atuando como um salário válido por seu trabalho no negócio, enquanto a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é utilizada para comprovar os rendimentos de uma pessoa física, incluindo o pró-labore. Informe-se sobre o pró-labore Você é sócio em uma empresa e tem dúvidas sobre o que é o pró-labore? A OBVIA Contabilidade Digital elaborou um outro artigo, que traz inúmeros detalhes sobre esse assunto e responde às perguntas mais frequentes a respeito. Neste conteúdo, você vai entender: Acesse o artigo agora e informe-se sobre o pró-labore! Clique aqui ou no link abaixo. Como calcular pró-labore? Tudo o que você precisa saber Quem pode emitir o documento? Essa é uma outra dúvida bastante comum com relação à DECORE. Apenas um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode fazer a emissão — e é necessário constar como “ativo” no sistema. No passado, a própria pessoa física tinha a opção de emiti-lo, mas essa realidade mudou em 2011 após a resolução CFC Nº 1.364/2011, lançada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O objetivo dessa alteração é evitar que valores que não correspondam à realidade sejam adicionados ao documento. De acordo com a regulamentação, a emissão deve ser realizada pelo sistema do CFC — e apenas profissionais contábeis devidamente licenciados podem acessá-lo. Precisando de ajuda para emitir a sua DECORE? Não se preocupe! Acione a equipe de atendimento da OBVIA Contabilidade Digital para mais informações sobre nosso processo de emissão da DECORE. Clique aqui ou na imagem abaixo e fale com um de nossos especialistas. Como é realizada a emissão da DECORE? Como citamos no tópico anterior, é necessário acessar o portal do Conselho Federal de Contabilidade para realizar a emissão do documento. O endereço eletrônico está diretamente ligado ao CRC de cada unidade federativa. O profissional de contabilidade insere o login e a senha e acessa o sistema. Uma vez on-line, ele pode iniciar o preenchimento dos dados necessários para fazer a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, de acordo com os documentos apresentados pela pessoa física. É necessário preencher todas as informações solicitadas corretamente para evitar problemas futuros — continue lendo para entender, ainda neste artigo, as implicações de fazer o preenchimento incorreto dos dados. Documentos que podem ser utilizados Como você viu, é necessário apresentar determinados documentos que possam comprovar os rendimentos da pessoa física. Diante disso, vale a pena citar algumas das documentações que costumam ser entregues ao contador para a emissão: Você também pode se interessar por este artigo relacionado à contabilidade: Posso trocar de contador? Os passos e erros mais comuns 10 dúvidas frequentes sobre a DECORE Agora que você entendeu melhor do que se trata a DECORE, vale a pena se aprofundar nesse assunto. A seguir, nós respondemos algumas das perguntas mais frequentes com relação a esse tópico. Continue lendo para saber mais. 1 – Em quantas vias é necessário emitir o documento? Trata-se de um documento on-line, que é emitido em uma única via por meio de uma assinatura eletrônica validada com um Certificado Digital. Ele fica armazenado no banco de dados do Conselho Regional de Contabilidade para conferências futuras de Fiscalização e para ser enviado à Receita Federal. 2 – É necessário arquivar os documentos comprobatórios da DECORE por quanto tempo? Para fins de fiscalização do CRC, a documentação utilizada para comprovar as informações para a emissão da DECORE deve ficar sob a guarda do profissional de contabilidade responsável pela emissão pelo prazo de 5 anos. 3 – É possível cancelar a DECORE? Não é possível fazer o cancelamento deste documento. Por isso, nos casos em que há algum erro de preenchimento, o profissional responsável tem o direito de retificá-lo uma única vez. Para isso, é necessário utilizar o campo “retificar”, presente no sistema. Ele ficará disponível por até 7 dias corridos da data de emissão. Ainda que o erro seja retificado, o documento que serviu como base para a emissão deve ser guardado. 4 – É possível emitir a DECORE por um período que não seja mensal? Sim. O sistema permite que a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos seja por um intervalo inferior a um mês integral ou superior a esse período, como um ano completo, por exemplo. 5 – Como saber se a Declaração é válida? A validação é realizada por meio do site do CRC. É necessário inserir o número do CPF da pessoa física, assim como o número de controle (que contém 16 dígitos). 6 – É necessário prestar contas? A partir da emissão da Declaração, não é

Moça feliz mexendo em seu tablet

O que é presença digital e como pode alavancar seu negócio

A rápida evolução tecnológica tem redefinido a forma como as marcas se conectam com seu público-alvo. A presença digital, impulsionada pelas inúmeras possibilidades oferecidas pela internet e pelas mídias sociais, tornou-se uma ferramenta crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Empresas de todos os portes estão cada vez mais conscientes do grande potencial do ambiente on-line e buscam criar outras estratégias para promover e fortalecer a imagem em relação às pessoas envolvidas – sejam consumidores, colaboradores, investidores, fornecedores, entre outros.  Neste artigo especial elaborado pela OBVIA, vamos mergulhar no conceito de presença digital, compreendendo sua importância e os pilares que a sustentam. Além disso, você vai acessar boas dicas para investir nessa ferramenta e entender como ela está relacionada à contabilidade digital. Presença digital: o que é? Podemos definir a presença digital como a forma como uma marca se posiciona dentro do ambiente on-line. Ela representa o modo como esse empreendimento é percebido por seus stakeholders, ou seja, as partes interessadas que citamos na introdução deste texto. Diversas estratégias e elementos fazem parte desse universo, como websites, blogs, perfis em redes sociais, conteúdo produzido, campanhas de marketing digital, e-mails, e outros. O principal propósito é engajar as pessoas, criando uma conexão com os clientes em potencial e os já existentes. As redes sociais, vale lembrar, estão cada vez mais fortes, mas é importante citar que a presença digital vai muito além delas. Em um contexto mais atual, é necessário ressaltar que diversas outras ferramentas são fundamentais para uma organização. Podemos, por exemplo, mencionar a força dos mecanismos de pesquisa, que são usados, principalmente, como um jeito orgânico de conectar o empreendimento ao público-alvo, mas também têm espaços para anúncios pagos. Ainda está no processo de formalização da sua empresa? Você precisa ler este artigo: Legalização de empresas: importância e passo a passo Benefícios para o seu negócio Deu pra perceber que a presença digital é uma ferramenta bastante poderosa para as empresas, não é mesmo? E podemos enumerar inúmeros benefícios de um negócio que aposta em se destacar nesse cenário. Antes disso, vale a pena citar um dado interessante compartilhado em 2022 pela Casa Civil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios indicam que, em 2021, o número de domicílios com acesso à internet cresceu e chegou a 90%, o que representa mais de 65,6 milhões de lares brasileiros conectados. Entre as principais vantagens, estão: Visibilidade – 24 horas por dia, 7 dias por semana A visibilidade é, certamente, um dos principais benefícios. Os conteúdos compartilhados no ambiente on-line têm o potencial de alcançar uma quantidade muito maior de pessoas, o que faz com que mais usuários tenham a oportunidade de conhecer a sua marca, os seus valores e os produtos/serviços oferecidos. Tudo isso ganha muito destaque, especialmente porque cada vez mais pessoas estão conectadas – em todos os momentos do dia. A presença digital é constante e pode garantir que sua marca esteja em evidência 24 horas por dia, 7 dias por semana. Melhor relacionamento com o cliente Não há dúvidas de que o relacionamento com o cliente é um dos pontos cruciais para o sucesso de um empreendimento. E isso não é novidade: há décadas as empresas têm investido nesse ponto, mas a internet se tornou uma grande aliada. Utilizando as ferramentas on-line, é possível se manter presente para uma quantidade muito maior de pessoas – e de modo segmentado, o que também é muito positivo. Existem inúmeras ferramentas que auxiliam nessa segmentação, inclusive para que o público-alvo seja impactado pelos conteúdos que sejam, de fato, relevantes. Para que tudo isso seja possível, é necessário apostar em uma linguagem adequada, seja antes, seja depois do fechamento do negócio. Falar “a língua” do consumidor é uma forma de estar mais próximo e, assim, conquistá-lo e fidelizá-lo. Mais autoridade e credibilidade Essa é outra vantagem importante. A presença digital é um excelente método para aumentar a autoridade e a credibilidade da empresa perante o seu público. Ao compartilhar conteúdo de qualidade, interagir com os usuários, responder a avaliações e feedbacks, entre outras ações realizadas no ambiente digital, a empresa demonstra conhecimento, confiança e comprometimento com seus clientes. Isso ajuda a construir uma reputação e conquistar a confiança do público-alvo. Redução de custos Aumentar a lucratividade e crescer é, sem sombra de dúvidas, um dos principais objetivos de uma empresa. Um dos benefícios da presença digital é a redução de custos, pois exige investimentos financeiros menores. Diversas ferramentas são disponibilizadas de forma gratuita, como é o caso das redes sociais, do YouTube, do e-mail, entre outros. Tudo isso, no entanto, só é viável quando a linguagem é a mais adequada e assertiva. Medição de resultados Com as ferramentas de análise digital, é possível aferir com precisão o desempenho das ações de marketing, o tráfego do site, a taxa de conversão e outros indicadores-chave de desempenho. Isso permite que a empresa avalie a eficácia de suas estratégias e faça ajustes com o propósito de melhorar os resultados. Pilares da presença digital As vantagens da presença digital já estão claras, mas é importante destacar que alguns pilares são fundamentais para que a sua empresa consiga preparar uma estratégia bem-sucedida e possa, de fato, usufruir de todos os benefícios citados. Abaixo estão os 4 principais pilares que sustentam uma presença digital eficaz: 1. Conteúdo: produção e divulgação de material relevante e útil para o público, como posts em redes sociais, lives, vídeos, blogposts, entre outros, para mostrar os valores e identidade da empresa. 2. Relacionamento: interagir e se relacionar com o público, respondendo a dúvidas e estando disponível para o diálogo e para a resolução de problemas. 3. Comunicação por multicanais: fazer uso de diversos canais de comunicação simultaneamente, facilitando o acesso e contato com a empresa e eliminando possíveis obstáculos que poderiam interferir na conversão. 4. Tecnologia: estar atualizado sobre as tendências e as inovações tecnológicas que impulsionam a comunicação digital. Dicas úteis e ferramentas para alavancar a presença digital Algumas ferramentas podem ser muito úteis quando o assunto é a

Moço em seu pequeno negócio

Nome fantasia para empresa: qual a diferença para razão social?

Abrir uma empresa envolve tomar uma série de decisões e se envolver em um processo repleto de etapas. Em muitos momentos, o empreendedor pode ter dúvidas relacionadas a diversos temas, e um deles é o nome fantasia de uma empresa. Afinal, por que ele é necessário? Quais são as diferenças para a razão social? Como fazer a escolha de um nome que represente idealmente o seu negócio? Qual é o processo para esse registro? A OBVIA Contabilidade Digital responde a essas e outras perguntas neste artigo especial, que vai tirar as suas dúvidas sobre o nome fantasia de uma vez por todas. Formalização de uma empresa Antes de trazer o conceito do nome fantasia e falar mais sobre esse assunto, é importante destacar a importância da formalização de uma empresa, sendo esse um ponto crucial para o sucesso de um negócio. Em primeiro lugar, vale a pena citar que legalizar uma empresa é uma forma de transformar a forma como o público-alvo vai enxergá-la, proporcionando uma imagem muito mais profissional e séria, conferindo-lhe credibilidade. E não para por aí: essa legalização oferece diversos outros benefícios, como por exemplo: Esse é um assunto muito importante! Se você está iniciando um processo de abertura de empresa e precisa de ajuda, não se preocupe! A OBVIA Contabilidade Digital vai te ajudar em todo esse processo. Clique abaixo e saiba mais! Informe-se melhor sobre o assunto neste artigo: Legalização de empresas: importância e passo a passo O que é o nome fantasia de uma empresa? Agora vamos para o assunto principal deste artigo: o nome fantasia. O termo é utilizado para se referir ao nome comercial ou de uso público de uma empresa, que pode ou não ser diferente do nome registrado oficialmente. Basicamente, trata-se do nome pelo qual a marca é conhecida pelos consumidores e pelo mercado de forma geral. Na maior parte das vezes, essa denominação aparece em sua fachada, nas redes sociais, sites, entre outras comunicações. Essa nomenclatura precisa ser escolhida na hora de fazer o registro da empresa. Sua escolha costuma levar em consideração, principalmente, a área de atuação do empreendimento, o mercado, entre outros detalhes. E qual a diferença para a razão social? A principal questão quando o assunto é o nome fantasia é a confusão relacionada à razão social. Muitas pessoas confundem os dois termos ou acreditam que ambos tratam da mesma coisa. São, no entanto, coisas diferentes. A razão social é o nome oficial de uma empresa, registrado nos órgãos competentes, de acordo com a legislação do local onde a empresa está estabelecida. Trata-se da denominação legal e formal do empreendimento, utilizada para fins administrativos, fiscais e jurídicos. Em muitas ocasiões, a razão social inclui informações relevantes sobre a natureza jurídica da empresa, como nos casos de sociedades, por exemplo, e outras especificações exigidas pelo órgão de registro. Enquanto o nome fantasia é usado na comunicação da empresa com o público, a razão social estabelece a identidade legal do negócio e é utilizada em documentos oficiais, contratos, notas fiscais e demais obrigações legais. Nome fantasia x razão social: as principais diferenças Já deu pra entender o que é o nome fantasia e o que é a razão social de uma empresa, correto? Mas, para que isso fique ainda mais claro, preparamos a tabela abaixo que vai te ajudar a compreender melhor as diferenças entre os dois termos. NOME FANTASIA RAZÃO SOCIAL É utilizado para fins promocionais e publicitários, sendo a forma como a empresa se comunica com o público Tem um fim legal e é utilizada nos documentos oficiais da empresa, estando presente nas documentações Não possui obrigações fiscais Tem obrigações fiscais É opcional É obrigatória Pode ser alterado facilmente Pode ser alterada, mas, nesse caso, é necessário atualizá-la em todos os documentos e registros Principais perguntas sobre nome fantasia Listamos abaixo algumas das perguntas mais frequentes relacionadas a esse tema. MEI pode ter nome fantasia? Sim, o MEI pode ter um nome fantasia. Ele é escolhido na hora de solicitar a abertura do CNPJ por meio do Portal do Empreendedor e pode ser alterado mais tarde por meio de uma atualização cadastral disponível no mesmo site. Sociedades advocatícias podem ter nome fantasia? Não. De acordo com as normas da Ordem dos Advogados do Brasil, as sociedades advocatícias devem, obrigatoriamente, utilizar a razão social como nome do empreendimento. Há, inclusive, uma outra regra relacionada a esse tema: é necessário utilizar na razão social o nome de pelo menos um dos sócios do escritório — ou, se for o caso, unir os sobrenomes de dois ou mais sócios na nomenclatura da empresa. Informe-se sobre contabilidade para advogados Essa é uma das principais dúvidas com relação ao universo dos advogados, mas existem inúmeras outras questões relacionadas. Se você tem dúvidas a respeito, sugerimos que baixe agora o e-book gratuito elaborado pela OBVIA. Neste conteúdo, respondemos às principais perguntas a respeito, como por exemplo: Essas são apenas algumas das perguntas que os especialistas da OBVIA Contabilidade Digital respondem no e-book. Ele é gratuito e você pode baixá-lo agora mesmo clicando aqui ou na imagem abaixo. Podem existir duas empresas com o mesmo nome? Duas empresas não podem utilizar o mesmo nome fantasia quando atuam no mesmo estado e na mesma área de atuação. Como descobrir se um nome já é utilizado? Para saber se um outro empreendimento utiliza o nome fantasia que você deseja colocar na sua empresa, é necessário acessar o site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Nele, o usuário faz uma pesquisa para verificar. Também é nesse site que o empreendedor pode fazer o registro de marca com a INPI, algo extremamente importante para um negócio. Enquadramento tributário: tire suas dúvidas Outro assunto que costuma provocar muitas dúvidas em empreendedores que estão abrindo uma empresa é o enquadramento tributário. Preparamos um outro artigo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema. Você vai conhecer os regimes tributários disponíveis no país, as características principais de cada um deles, quando são indicados, como identificar o

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