Obvia Contabilidade Digital

O que é presença digital e como pode alavancar seu negócio

A rápida evolução tecnológica tem redefinido a forma como as marcas se conectam com seu público-alvo. A presença digital, impulsionada pelas inúmeras possibilidades oferecidas pela internet e pelas mídias sociais, tornou-se uma ferramenta crucial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Empresas de todos os portes estão cada vez mais conscientes do grande potencial do ambiente on-line e buscam criar outras estratégias para promover e fortalecer a imagem em relação às pessoas envolvidas – sejam consumidores, colaboradores, investidores, fornecedores, entre outros. 

Neste artigo especial elaborado pela OBVIA, vamos mergulhar no conceito de presença digital, compreendendo sua importância e os pilares que a sustentam. Além disso, você vai acessar boas dicas para investir nessa ferramenta e entender como ela está relacionada à contabilidade digital.

Presença digital: o que é?

Podemos definir a presença digital como a forma como uma marca se posiciona dentro do ambiente on-line. Ela representa o modo como esse empreendimento é percebido por seus stakeholders, ou seja, as partes interessadas que citamos na introdução deste texto.

Diversas estratégias e elementos fazem parte desse universo, como websites, blogs, perfis em redes sociais, conteúdo produzido, campanhas de marketing digital, e-mails, e outros. O principal propósito é engajar as pessoas, criando uma conexão com os clientes em potencial e os já existentes.

As redes sociais, vale lembrar, estão cada vez mais fortes, mas é importante citar que a presença digital vai muito além delas. Em um contexto mais atual, é necessário ressaltar que diversas outras ferramentas são fundamentais para uma organização.

Podemos, por exemplo, mencionar a força dos mecanismos de pesquisa, que são usados, principalmente, como um jeito orgânico de conectar o empreendimento ao público-alvo, mas também têm espaços para anúncios pagos.

Ainda está no processo de formalização da sua empresa? Você precisa ler este artigo:

Legalização de empresas: importância e passo a passo

Benefícios para o seu negócio

Deu pra perceber que a presença digital é uma ferramenta bastante poderosa para as empresas, não é mesmo? E podemos enumerar inúmeros benefícios de um negócio que aposta em se destacar nesse cenário.

Antes disso, vale a pena citar um dado interessante compartilhado em 2022 pela Casa Civil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios indicam que, em 2021, o número de domicílios com acesso à internet cresceu e chegou a 90%, o que representa mais de 65,6 milhões de lares brasileiros conectados.

Entre as principais vantagens, estão:

Visibilidade – 24 horas por dia, 7 dias por semana

A visibilidade é, certamente, um dos principais benefícios. Os conteúdos compartilhados no ambiente on-line têm o potencial de alcançar uma quantidade muito maior de pessoas, o que faz com que mais usuários tenham a oportunidade de conhecer a sua marca, os seus valores e os produtos/serviços oferecidos.

Tudo isso ganha muito destaque, especialmente porque cada vez mais pessoas estão conectadas – em todos os momentos do dia. A presença digital é constante e pode garantir que sua marca esteja em evidência 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Melhor relacionamento com o cliente

Não há dúvidas de que o relacionamento com o cliente é um dos pontos cruciais para o sucesso de um empreendimento. E isso não é novidade: há décadas as empresas têm investido nesse ponto, mas a internet se tornou uma grande aliada.

Utilizando as ferramentas on-line, é possível se manter presente para uma quantidade muito maior de pessoas – e de modo segmentado, o que também é muito positivo. Existem inúmeras ferramentas que auxiliam nessa segmentação, inclusive para que o público-alvo seja impactado pelos conteúdos que sejam, de fato, relevantes.

Para que tudo isso seja possível, é necessário apostar em uma linguagem adequada, seja antes, seja depois do fechamento do negócio. Falar “a língua” do consumidor é uma forma de estar mais próximo e, assim, conquistá-lo e fidelizá-lo.

Mais autoridade e credibilidade

Essa é outra vantagem importante. A presença digital é um excelente método para aumentar a autoridade e a credibilidade da empresa perante o seu público.

Ao compartilhar conteúdo de qualidade, interagir com os usuários, responder a avaliações e feedbacks, entre outras ações realizadas no ambiente digital, a empresa demonstra conhecimento, confiança e comprometimento com seus clientes.

Isso ajuda a construir uma reputação e conquistar a confiança do público-alvo.

Redução de custos

Aumentar a lucratividade e crescer é, sem sombra de dúvidas, um dos principais objetivos de uma empresa. Um dos benefícios da presença digital é a redução de custos, pois exige investimentos financeiros menores.

Diversas ferramentas são disponibilizadas de forma gratuita, como é o caso das redes sociais, do YouTube, do e-mail, entre outros. Tudo isso, no entanto, só é viável quando a linguagem é a mais adequada e assertiva.

Medição de resultados

Com as ferramentas de análise digital, é possível aferir com precisão o desempenho das ações de marketing, o tráfego do site, a taxa de conversão e outros indicadores-chave de desempenho. Isso permite que a empresa avalie a eficácia de suas estratégias e faça ajustes com o propósito de melhorar os resultados.

O que é presença digital e como pode alavancar seu negócio

Pilares da presença digital

As vantagens da presença digital já estão claras, mas é importante destacar que alguns pilares são fundamentais para que a sua empresa consiga preparar uma estratégia bem-sucedida e possa, de fato, usufruir de todos os benefícios citados.

Abaixo estão os 4 principais pilares que sustentam uma presença digital eficaz:

1. Conteúdo: produção e divulgação de material relevante e útil para o público, como posts em redes sociais, lives, vídeos, blogposts, entre outros, para mostrar os valores e identidade da empresa.

2. Relacionamento: interagir e se relacionar com o público, respondendo a dúvidas e estando disponível para o diálogo e para a resolução de problemas.

3. Comunicação por multicanais: fazer uso de diversos canais de comunicação simultaneamente, facilitando o acesso e contato com a empresa e eliminando possíveis obstáculos que poderiam interferir na conversão.

4. Tecnologia: estar atualizado sobre as tendências e as inovações tecnológicas que impulsionam a comunicação digital.

Dicas úteis e ferramentas para alavancar a presença digital

Algumas ferramentas podem ser muito úteis quando o assunto é a busca pelo sucesso no ambiente digital. A seguir, você vai conhecer algumas delas e receber boas dicas para apostar na sua presença digital.

Aposte nas redes sociais e nos aplicativos de gerenciamento

Citamos as redes sociais em várias ocasiões neste artigo. Afinal de contas, elas são uma forma direta de comunicação com o consumidor, sendo um modo de aproximar a empresa de seu público-alvo e dos clientes existentes.

Entre as redes mais importantes atualmente para as empresas, estão:

  • Instagram
  • WhatsApp Business
  • LinkedIn
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • TikTok

Outra dica é apostar em aplicativos de gerenciamento de redes, que facilitam toda essa interação e garantem muito mais praticidade e facilidade, a fim de fortalecer a presença digital de uma empresa.

6 bons aplicativos de gerenciamento para utilizar:

  1. Hootsuite
  2. Facebook Business Suite
  3. AgoraPulse
  4. mLabs
  5. Postgrain
  6. Etus Social

Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta on-line e gratuita que permite que empresas locais gerenciem suas informações no Google, exibindo detalhes relevantes como endereço, horário de funcionamento, avaliações e fotos.

Aposte nos motores de busca

Apostar nos mecanismos de busca também é uma excelente ideia para alavancar um negócio. O objetivo é escolher palavras-chave adequadas e outras estratégias para que o conteúdo publicado pela empresa alcance boas posições nos motores e, assim, aumentem o alcance da empresa.

Tem dúvidas sobre mecanismos de busca, como eles funcionam, as vantagens que podem trazer para o seu negócio e como ocorre a otimização desses motores? A OBVIA Contabilidade Digital reuniu abaixo 3 dicas de cursos gratuitos que vão ajudar você a entendê-los melhor:

  1. SEO Master
  2. Prime Cursos
  3. Mirago

Vale enfatizar que você também pode estudar Marketing Digital, assunto que envolve mídia paga, e usar os motores de busca. Veja essas dicas de cursos gratuitos:

Dicas rápidas para investir em presença digital

Vale a pena citar também outras ações que podem fazer toda a diferença quando o objetivo é garantir o sucesso do empreendimento on-line:

  • Conheça muito bem o público a ser atingido.
  • Defina corretamente os canais a serem utilizados.
  • Faça um bom planejamento estratégico.
  • Prepare conteúdos de qualidade.
  • Tenha metas e objetivos claros.
  • Invista também em mídia paga.
  • Utilize métricas para avaliar o sucesso de suas ações on-line.

Tudo isso poderá, certamente, ajudar você a alavancar o seu negócio.

Presença e contabilidade digital andam juntas

Diante de todos os pontos abordados neste artigo, podemos mencionar outro detalhe bastante relevante: a presença e a contabilidade digital andam juntas e se conectam diretamente.

Ambas utilizam a tecnologia e, enquanto uma fortalece sua visibilidade perante o público-alvo, a outra garante muito mais praticidade ao seu dia a dia e oferece mais segurança de dados, agilidade e facilidade para a resolução de questões burocráticas, consideradas um empecilho para muitos empreendedores apegados à contabilidade tradicional.

Essa integração permite uma atuação mais eficiente e competitiva no mercado atual.

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