Obvia Contabilidade Digital

O que é CNPJ? Qual a diferença para o CPF? Tire suas dúvidas

O universo do empreendedorismo e dos negócios é bastante amplo e, nesse contexto, o CNPJ é uma sigla frequentemente mencionada, mas nem sempre compreendida. Se você já se perguntou o que é CNPJ, saiba que não está sozinho.

Essa é uma dúvida bastante frequente, especialmente para pessoas que não têm tanta intimidade com as burocracias que envolvem a legalização de empresas. Mas não se preocupe! Este artigo da OBVIA Contabilidade Digital vai te ajudar!

Além de entender exatamente o que é CNPJ, você vai descobrir qual é a diferença para o CPF, para que ele serve, quais são as vantagens de ter um CNPJ, quem precisa ter um, entre outras questões relacionadas. Aproveite o conteúdo e informe-se.

Afinal, o que é CNPJ?

O CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Trata-se de um conjunto de números atribuídos pela Receita Federal a uma empresa que acaba de ser aberta. Ele representa esse empreendimento e serve para identificá-lo para os mais diversos fins, inclusive para o recolhimento de impostos e até mesmo a emissão de notas fiscais.

Um dos principais objetivos desse cadastro é facilitar a administração pública e manter um controle abrangente sobre as operações do setor privado.

Para que essa regulação tão importante seja possível, é necessário que as informações sobre as empresas estejam disponíveis e organizadas, assim como dados fundamentais, que incluam seus titulares. Para isso, existe o CNPJ.

Qual a diferença entre o CNPJ e o CPF?

Além de pesquisar sobre o que é CNPJ. também é bastante comum que as pessoas procurem saber qual é a diferença entre ele e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). O CPF é uma forma de identificação dos contribuintes junto à Receita Federal, sendo um dos documentos mais usados no país pelos seus cidadãos.

Esse documento é muito solicitado em muitas ocasiões. Ele é necessário para abrir uma conta bancária, fazer os pagamentos de impostos como pessoa física, ter acesso a crédito e a serviços governamentais, contratação de determinados serviços e cadastros em geral.

Deu pra notar que o CPF é extremamente importante na rotina de um cidadão brasileiro, não é mesmo? E ele é tão fundamental que, em 2018, passou a ser gerado obrigatoriamente já no momento do registro da certidão de nascimento.

Por que o CNPJ é tão importante?

Como já citamos anteriormente, o CNPJ é essencial para fazer a identificação das empresas e serve para que elas estejam regularmente registradas. 

7 vantagens de ter um CNPJ

Existem inúmeras vantagens em ter esse cadastro e, por isso, a OBVIA Contabilidade Digital reuniu 7 benefícios de ter esse registro formal:

1 – Benefícios tributários e fiscais

Ao formalizar o seu negócio e passar a contar com um CNPJ, o empreendedor garante uma série de benefícios disponíveis para quem é Pessoa Jurídica, como regimes tributários diferenciados, deduções e incentivos fiscais, redução de carga tributária de acordo com o enquadramento adequado e até facilidades no momento de emitir e recolher seus tributos.

Se você quer se informar melhor a respeito de tributação, inclusive, precisa ler este artigo especial elaborado pela OBVIA! Ele vai tirar todas as suas dúvidas a respeito. Acesse agora:

Enquadramento tributário: escolha o ideal para o seu negócio

2 – Possibilidade de emitir notas fiscais

Ter a opção de emitir notas fiscais é uma forma de mostrar muito mais credibilidade ao seu cliente. Além disso, determinados negócios só podem ser fechados mediante essa emissão, especialmente quando o consumidor é uma outra empresa.

Essa possibilidade só está disponível para quem tem um CNPJ ativo, sendo esta uma das principais vantagens de legalizar um empreendimento junto aos órgãos públicos.

3 – Proteção de bens patrimoniais

A formalização de uma empresa proporciona muito mais proteção ao patrimônio pessoal do empresário, sendo uma de suas principais vantagens. Em muitas das modalidades disponíveis no Brasil, é possível estabelecer uma separação legal entre os ativos pessoais do empreendedor e os recursos da empresa.

Em resumo: caso o empreendimento passe a sofrer com dívidas ou outras questões financeiras, os credores não poderão utilizar os bens pessoais do titular do negócio para arcar com com esses compromissos.

Sendo assim, o patrimônio do dono da empresa fica resguardado. Importante destacar: isso não vale para todas as modalidades e, por isso, é de extrema importância atentar-se a esse detalhe ao escolher a ideal.

4 – Direitos previdenciários

Um empreendedor cuja empresa está devidamente formalizada passa a ter direito a benefícios oferecidos pela Previdência Social. Entre os exemplos, estão: licença-maternidade, aposentadoria e auxílio-doença.

É uma forma de estar ainda mais seguro contra eventualidades.

5 – Mais facilidade para acessar linhas especiais de crédito

Imagine que você tem uma loja de roupas que começou a dar muito certo e está fidelizando cada vez mais clientes. O negócio vai tão bem que você entende que tem condições de expandir e abrir uma nova filial, mas se depara com um problema: não tem dinheiro em caixa suficiente para esse investimento.

Nesses casos, o ideal é acessar as linhas de crédito especiais, que são muito facilitadas para quem é formalizado. Não é possível garanti-las, mas tenha certeza de que suas chances são muito maiores ao apresentar um CNPJ ativo.

E, vale lembrar, esse crédito pode ser necessário eventualmente não apenas para questões de investimento. Os negócios podem passar por momentos de turbulência e, nesse caso, precisam de apoio para se reerguer.

6 – Contratação de funcionários

Pensando em contratar funcionários para a sua empresa? Isso pode ser necessário para você expandir o seu empreendimento, mas saiba que só é possível após a sua formalização.

7 – Muito mais segurança jurídica

Ter um CNPJ oferece uma maior garantia em termos jurídicos. Estar em conformidade com as leis e regulamentos ajuda a evitar potenciais questões legais, penalidades financeiras e até mesmo sanções. Isso traz muito mais segurança ao negócio e ao seu titular.

Vai abrir uma empresa? Você precisa ler este artigo!

Se você chegou até este texto para descobrir o que é CNPJ, provavelmente está pensando em abrir uma empresa. Se esse for o caso, saiba que você precisa acessar um outro artigo especial elaborado pela OBVIA Contabilidade Digital.

Trata-se de um conteúdo completo que traz um passo a passo de todo esse processo, passando por cada procedimento e tirando as principais dúvidas a respeito. Neste material, você vai se informar sobre:

  • Outras vantagens desse processo;
  • O que você precisa saber sobre os procedimentos;
  • Quanto tempo leva para abrir uma empresa;
  • Quais são as primeiras etapas, antes da legalização;
  • O passo a passo legal para a formalização do negócio;
  • E muito mais!

Acesse o artigo agora e saiba tudo sobre a abertura de empresa:

Passo a passo para abrir empresa: tudo que você precisa saber

Eu preciso ter um CNPJ?

Se o seu desejo é legalizar a sua empresa, a resposta é: sim, você precisa ter um CNPJ. Como já citamos neste texto, ele é a forma de manter o controle público e é necessário para diversos processos em nome da empresa, inclusive para a abertura de contas bancárias e emissão de notas fiscais.

Por falar nisso: será que vale a pena abrir uma conta PJ? Respondemos neste post:

O que é uma conta PJ? Quais as vantagens? Saiba tudo

Quais informações aparecem no CNPJ?

Além de entender o que é CNPJ, também vale a pena saber que tipo de informação consta nesse documento tão importante. O dado principal é o número, que tem 14 dígitos e serve para identificar a empresa para diversas finalidades.

Entre os dados presentes no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, também estão:

  • Data de abertura;
  • Nome empresarial;
  • Nome fantasia;
  • Descrição da atividade econômica;
  • Natureza jurídica da empresa;
  • Endereço;
  • E-mail e telefone.

Como fazer a consulta de um CNPJ?

Para deixar este artigo sobre o que é CNPJ ainda mais completo, vale a pena explicar qual é o processo para fazer a consulta de um CNPJ. E esse procedimento é rápido, fácil e muito prático.

Basta acessar o site da Receita Federal por meio deste link. Neste serviço, chamado “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, você pode inserir o número do CNPJ para verificar se o cadastro está ativo.

Conte com a OBVIA para abrir a sua empresa!

Agora que você tirou as suas dúvidas sobre o CNPJ, chegou a hora de agir! Se você está pensando em abrir uma empresa, pode contar com o apoio da OBVIA Contabilidade Digital para todo esse processo.

Além de garantir o nosso suporte nos procedimentos legais, você também terá o nosso aplicativo disponível para fazer a sua gestão contábil e muito mais. A OBVIA coloca à sua disposição:

  • Todas as orientações para um enquadramento tributário adequado;
  • Atendimento personalizado por diversos canais;
  • Aplicativo fácil, rápido e prático;
  • Segurança de dados;
  • Emissão de notas fiscais em menos de 1 minuto;
  • Gestão da sua contabilidade na palma da mão, onde você estiver;
  • Gestão e manutenção dos registros contábeis da sua empresa;
  • Acesso ao DAS rapidamente pelo aplicativo;
  • E muito mais!

Não se preocupe, a OBVIA Contabilidade Digital vai prestar todo o apoio que você precisa nesse processo! Abra a sua empresa agora! Fale com um especialista sem compromisso. Clique no link abaixo.

(inserir banner aqui)

Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Entre em contato conosco!

plugins premium WordPress