Com o fenômeno da transformação tecnológica transformando distâncias geográficas em um problema do passado para os negócios, este nicho se torna cada vez mais expressivo para a economia nacional, tendo movimentado, conforme último levantamento, mais de R$14 bilhões só no primeiro semestre de 2022.
Isso significa um campo enorme de novas oportunidades e geração de empregos para o setor. Quem tem expertise em aproveitar oportunidades de mercado investe em uma das possibilidades mais rentáveis — e flexíveis — nesse negócio: a atuação como freelancer.
Independente e capacitado a atender a diversos projetos ao mesmo tempo, Freelancer em Marketing Digital pode atuar em diversas frentes do negócio digital: são eles Social Media, produtores de conteúdo, designers gráficos, analistas de métricas e muitos outros.
Quer saber quanto ganha um freelancer em Marketing Digital e como se engajar neste negócio? Este artigo é para você!
O que é um Freelancer em Marketing Digital?
O freelancer no Marketing Digital é um profissional liberal que, com formação específica em algum campo da comunicação social, marketing, linguagens digitais ou áreas afins, formaliza-se no modelo de profissional autônomo e oferece soluções na área do marketing digital.
Por sua vez, esta modalidade de prestação de serviços consiste na consolidação do uso das mídias sociais e ferramentas digitais na composição de estratégias que assegurem às empresas contratantes deste serviço:
- Captação de novos clientes;
- Abertura de novas oportunidades de negócio;
- Criação de novos relacionamentos, parcerias e networks;
- Além do desenvolvimento e consolidação da marca e atração de investidores.
O Marketing Digital se ramifica por uma série de estratégias de mercado, sendo as mais comuns o Inbound Marketing — um tipo de publicidade online — Marketing de Conteúdo — que consiste na produção de material de leitura personalizados — e o SEO, que grosso modo, reúne estratégias para classificar as empresas de melhor forma nas páginas de busca.
Deste modo, o freelancer não possui vínculo empregatício nem relação hierárquica com o cliente, não precisa se dedicar em tempo integral ou exclusivamente a uma única empresa, pode atender a vários projetos em simultâneo e, normalmente, recebe por unidade de serviço, podendo, ainda, optar por projetos que envolvam mais de uma ação ou entrega ao cliente.
O que é preciso para se tornar uma Freelancer em Marketing Digital?
No caso do Marketing Digital, A autorização ao exercício da profissão é adquirida por meio do vínculo a um Conselho de Classe Profissional, que regulamenta, fiscaliza e protege o tipo de serviço realizado, prezando pela regularidade do segmento e gerando segurança tanto para o prestador quanto ao tomador deste tipo de serviço.
Entretanto, não basta cumprir esta obrigação, uma série de outras estratégias são necessárias para que o freelancer em Marketing Digital obtenha sucesso profissional.
Algumas delas são:
Veja os principais:
- Apresentar organização e um bom plano de negócios;
- Ter um portfólio, site de apresentação ou rede social profissional bem estruturado, e com informações atualizadas;
- Possuir agilidade para identificar as melhores estratégias de marketing para o negócio de seus clientes;
- Especializar-se em um perfil de negócios e oferecer, com isso, soluções com diferencial de mercado;
- Trabalhar com orçamentos flexíveis e personalizados, mas realistas em relação à qualidade dos serviços, visando sempre prezar pela respeitabilidade à marca.
Imprescindível para o freelancer, ainda, é manter o foco no cumprimento de prazos, qualidade nas entregas e sustentação do valor estipulado até o final do projeto, gerando confiabilidade junto aos clientes.
Por fim, uma estratégia indispensável é ter um bom plano de preços. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.
Quanto ganha um freelancer no Marketing Digital?
Isso dependerá de uma série de estratégias assumidas pelo freelancer para agregar valor aos seus serviços em Marketing Digital. Entretanto, este profissional ganha por produtividade e a faixa de ganhos segue uma média do mercado, conforme a qualidade oferecida.
O freelancer depende, para tanto, da própria atividade de marketing digital sobre seus serviços, além de uma precificação estratégica, que precisa ser competitiva, transmitir credibilidade, gerar lucratividade para profissionais sem onerar desproporcionalmente seus clientes. Conheça algumas estratégias eficazes.
Cálculo do valor médio da hora trabalhada
Como o serviço prestado não gera, necessariamente, um produto tangível, o cálculo do valor da hora trabalhada acaba sendo um processo complexo. Neste caso, uma estratégia recomendada ao freelancer em Marketing Digital é realizar o levantamento do salário médio do mercado para as soluções oferecidas.
Em seguida, deve-se fazer uma avaliação precisa do tipo de serviço que oferece e estabelecer um valor coerente com o trabalho prestado e os preços da concorrência.
Para tanto, uma fórmula eficiente para a realização deste cálculo é a seguinte:
- VALOR/HORA = Remuneração ÷ Horas trabalhadas
Tendo por base esta estratégia, é possível, ainda, estabelecer outras metodologias eficientes de precificação. Confira.
Ancoragem
A ancoragem é uma estratégia de mercado utilizada com foco na criação de uma percepção por parte do público consumidor do que se trata um preço justo. A partir de um viés psicológico promovido pela comparação entre preços de produtos, o cliente compreende que a compra de um produto é mais vantajosa.
Por exemplo, no marketing digital, pode-se apresentar preço de um conteúdo avulso, por exemplo, em comparação com o preço para aquisição de um determinado pacote de serviços, que sai por um preço inferior ao da compra avulsa do mesmo número de conteúdos.
Diferenciação
A diferenciação explora o fato de que a precificação do serviço, se muito baixa, pode gerar a interpretação de que a qualidade pode não ser confiável. Deste modo, este método de precificação no marketing digital explora a ideia de um “produto com diferencial” para agregar lucratividade.
Alguns princípios utilizados neste sentido, são:
- Mapeamento e compreensão das demandas de mercado;
- Entendimento das expectativas do público-alvo;
- Geração de credibilidade a partir da apresentação de capacitações, cursos e certificados.
- Dentre outros.
Agora que você já conhece quanto ganha um freelancer em Marketing Digital, que tal contar com uma contabilidade especializada neste segmento?
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Para obter a melhor lucratividade como freelancer em Marketing Digital, o ideal é que você abra um CNPJ e se formalize.
Além de garantir a regularidade frente a órgãos fiscalizadores, esta medida garante vantagens aos negócios, como a emissão de Notas Fiscais, acesso à prestação de serviços para empresas de grande porte e participação em licitações.
Deste modo, contar com o suporte da OBVIA contabilidade garante a máxima assertividade na legalização de sua empresa para você obter a máxima lucratividade em suas atividades!
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