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Contabilidade dropshipping: tudo o que você precisa saber

A contabilidade dropshipping é um assunto que ainda gera muitas dúvidas. Afinal de contas, trata-se de um modelo de negócio relativamente novo, que acompanha uma crescente evolução no Brasil: o comércio virtual vem ganhando cada vez mais força e se tornou o “queridinho” de muita gente.

No passado, estoques cheios eram o sinônimo de grandes negócios, mas essa dinâmica tem atingido proporção de destaque nos últimos anos. E o dropshipping é um excelente exemplo de todas as transformações que temos acompanhado – não apenas em nosso país, mas também em escala global.

Por mais que novos modelos se tornem cada vez mais populares, seus processos ainda podem provocar algumas incertezas, especialmente quando o assunto é a área contábil. Este artigo foi elaborado para responder às principais perguntas sobre contabilidade dropshipping, explicar esse modelo de negócio e trazer outros detalhes que possam esclarecer as suas dúvidas.

Afinal, o que é dropshipping?

Antes de entrar em detalhes mais específicos relacionados à contabilidade dropshipping, é importante passar pelo conceito desse novo modelo de vendas que tem sobressaído e adquirido adeptos ao redor do país.

O dropshipping é um formato de negócio em que o vendedor não precisa manter um estoque físico dos produtos que comercializa. Neste caso, o empreendedor atua como uma espécie de intermediário, concentrando-se nas atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente, entre outros pontos.

Quando um cliente realiza um pedido, ele é repassado diretamente para o fabricante ou o fornecedor, que fica com a responsabilidade de embalar os produtos corretamente e fazer a remessa para o consumidor final.

Assim, o empresário não tem qualquer preocupação com a logística de armazenamento de estoque ou mesmo com o envio. Trata-se de uma opção bastante popular atualmente, especialmente para quem está iniciando o próprio negócio.

As vantagens desse modelo de negócio

Ao fazer a escolha de um modelo de negócio, é importante levar em consideração os pontos positivos de cada formato. Como citamos anteriormente, o dropshipping é recomendado para aqueles que estão iniciando uma nova jornada empreendedora.

Selecionamos abaixo algumas das principais vantagens desse método.

Baixo investimento inicial

Começar um novo negócio é um desafio e tanto, especialmente no âmbito financeiro. São muitos os modelos que precisam de altos investimentos de dinheiro, o que nem sempre é viável.

E esse é justamente um dos principais benefícios do dropshipping: ao optar por ele, o empreendedor pode começar a trabalhar de forma on-line, sem a necessidade de investir grandes quantias, especialmente para iniciar um estoque.

Manter um inventário de produtos custa caro; afinal de contas, é necessário ter um local de armazenamento, fazer a compra dos produtos e, entre outros detalhes, todo o gerenciamento dessa logística.

Foco no cliente e nas vendas

Você já deve ter ouvido falar da importância do marketing e do atendimento de excelência ao cliente. Mas pequenos empresários muitas vezes não têm tempo suficiente para cuidar de todos os detalhes e, ainda assim, prestar o suporte necessário, antes e depois da venda.

Com o dropshipping, é possível estar sempre focado nas necessidades dos consumidores e, é claro, nas vendas. Além dos cuidados com a pós-venda, as estratégias de marketing demandam tempo e fazem toda a diferença.

Mais flexibilidade

Esse modelo de negócio também é benéfico para muitos negócios por uma razão: o vendedor tem um leque muito maior de produtos, oferecendo ampla variedade e acesso a diferentes fornecedores e nichos de mercado.

Menor risco

Nós já estamos chegando no tema principal deste artigo: a contabilidade dropshipping! E já que os processos contábeis envolvem diretamente os investimentos, vale citar que esse formato apresenta um risco muito mais baixo.

Já imaginou fazer a compra da quantidades expressivas de um produto, não conseguir vender o suficiente e ficar no prejuízo? Não precisar se preocupar com esse detalhe também é um ponto positivo do dropshipping.

Deu pra perceber que esse é um tipo de negócio com muitos benefícios, não é mesmo? Mas você só vai conseguir aproveitá-los se souber fazer o gerenciamento de sua contabilidade. E nós vamos mostrar como!

Como funciona a contabilidade dropshipping?

Esse é um assunto que pode trazer muitas dúvidas por uma série de questões. A primeira delas está relacionada ao fato de que, no Brasil, o dropshipping é uma prática que ainda não é prevista por lei. Podemos, então, considerá-la como uma “prestação de serviços”.

Antes de mais nada, é preciso destacar um ponto crucial sobre a contabilidade dropshipping: para adotar esse formato, é necessário fazer o registro de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

O vendedor pode abrir uma empresa de qualquer natureza jurídica. A equipe da OBVIA pode ajudar você a identificar qual é a melhor natureza jurídica para o negócio. Converse com a gente clicando na imagem abaixo.

Não posso ser MEI?

Não, essa não é uma possibilidade para a contabilidade dropshipping e você não pode prestar esse serviço como um microempreendedor individual (MEI).

São elegíveis a abrir um MEI as pessoas que se encaixam em profissões que sejam regulamentadas nesse programa, e não é o caso do dropshipping. Existe, ainda, outro ponto: microempreendedores individuais não podem ter um faturamento de mais de R$ 81 mil.

Contabilidade dropshipping: quanto vou pagar de imposto?

Em primeiro lugar, é necessário destacar que o empresário que atua nesse ramo faz apenas a intermediação entre o consumidor e o fabricante ou fornecedor. Sendo assim, o valor dos impostos será calculado de acordo com a “comissão” recebida por ele.

Em outras palavras: a alíquota se baseia na diferença entre o preço de venda ao cliente final e o preço de compra junto ao fornecedor. O imposto será determinado pelo faturamento da empresa em relação às atividades que constam no seu CNPJ, ou seja, pelas vendas realizadas por meio do modelo de dropshipping.

Deu pra notar que essa é uma estrutura de empresa que pode ser bastante benéfica, não é mesmo? Mas é necessário que a contabilidade dropshipping seja realizada da maneira correta para evitar qualquer tipo de problema. É fundamental contar com a ajuda especializada.

A OBVIA Contabilidade Digital é especialista nesse tipo de negócio e, com mais de 27 anos de experiência e mais de 600 clientes, oferece o atendimento personalizado que você precisa, por diversos canais. Tem dúvidas? Fale com a gente!

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Por onde começar?

O primeiro passo é contratar uma contabilidade especializada visando garantir que o processo seja feito corretamente. Depois, é necessário seguir alguns passos, sempre contando com o apoio de seu contador para que tudo se realize adequadamente.

  • Verifique a disponibilidade da razão social.
  • Determine o valor do capital investido e as atividades a serem desenvolvidas.
  • Escolha o tipo de estrutura legal para a empresa.
  • Selecione o sistema de tributação mais adequado.
  • Prepare o Contrato Social.
  • Efetue o registro da empresa na Junta Comercial.
  • Solicite o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

São muitos detalhes, mas não se preocupe! A OBVIA vai ajudar você durante todo esse processo, oferecendo todo o suporte e as devidas orientações.

Contabilidade dropshipping: tudo o que você precisa saber

Qual o tipo de tributação do dropshipping?

Não há dúvidas de que esse é um dos questionamentos mais comuns quando o assunto é a contabilidade dropshipping. Normalmente, as empresas que atuam nesse ramo se enquadram em um dos seguintes regimes tributários:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Entre essas três alternativas, o Simples Nacional e o Lucro Presumido são as opções que mais se encaixam nesse tipo de negócio e são mais indicadas. Saiba mais sobre elas a seguir.

Simples Nacional

Regime tributário simplificado que tem como característica uma guia mensal, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), responsável por recolher todos os impostos. Nesse caso, a alíquota pode variar entre 6% e 15,5%.

Lucro Presumido

No Lucro Presumido, o pagamento dos impostos é feito em guias separadas. Além disso, há uma diferença com relação à alíquota, que varia entre 13,33% a 16,33%, de acordo com o faturamento da empresa.

Qual o CNAE para dropshipping?

Para a atividade de dropshipping, é sugerível escolher o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5250-8/01, comissária de despachos.

Essa classificação engloba os serviços de legalização fiscal e documental relacionados à movimentação de produtos, tanto na entrada quanto na saída, bem como serviços de consultoria para processos no âmbito do comércio internacional.

Como escolher a melhor tributação?

Fazer o planejamento tributário é um dos pontos mais sensíveis da contabilidade dropshipping. Por essa razão, é necessário ter muito cuidado ao escolher o regime de tributação mais adequado para cada empresa. Para saber em qual se enquadrar, procure ajuda especializada.

Dropshipping e contabilidade digital têm tudo a ver

A contabilidade digital é uma excelente ferramenta para quem trabalha com dropshipping. O comércio eletrônico está em alta, e essa prática oferece inúmeros benefícios, mas a gestão financeira e contábil precisa ser ágil e eficiente.

A contabilidade digital surge como a solução ideal para suprir tal demanda. Por meio da tecnologia, é possível automatizar processos contábeis, promovendo uma visão clara e muito mais ampla do desempenho do negócio.

A OBVIA é a sua contabilidade digital!

Muitas empresas de contabilidade têm dificuldade em lidar com o dropshipping; no entanto, a OBVIA é especialista nessa área e já atende diversos clientes do ramo.

A OBVIA será a sua contabilidade de bolso. O nosso aplicativo oferece mais praticidade e agilidade às suas rotinas contábeis, sempre com muita segurança por meio de uma tecnologia de ponta.

Com ele, você pode acessar certidões e diversos outros documentos, gerar relatórios, emitir notas fiscais, entre diversos outros serviços em um só lugar.

E não para por aí: você ainda conta um atendimento personalizado por diversos canais e garante que, além de seguir todos os processos burocráticos corretamente, terá seus benefícios fiscais assegurados com base nas escolhas mais adequadas para a tributação da sua empresa. Vamos conversar?

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